Nos últimas dias, vídeos de jovens no Tik Tok com a tag #LavenderMarriages (casamentos lavanda em português) tem viralizado e despertado a curiosidade dos internautas. Apesar da prática não ser nova, ela tem se tornado popular entre a geração Z, nascidos entre 1997 e 2012, só que por um motivo diferente: economia.
A prática do ‘Casamento Lavanda’ já existe há anos e se resume às uniões que fogem do modelo tradicional estabelecido pelo sentimento, nestes casos não há relações sexuais, ou planos de ter filhos. Trata-se de um casamento por conveniência, popularmente conhecido no Brasil como de ‘fachada’, em que o casal está junto por algum tipo de interesse e para gozar dos benefícios legais do matrimônio.
Antigamente, alguns casais se propunham a esse tipo de relação para esconder a preferência sexual. Por exemplo, homossexuais que se casavam com pessoas do sexo oposto para ‘mostrar’ aos familiares e para a sociedade que viviam em um relacionamento hétero.
Apesar da sociedade ter evoluído, o preconceito ainda faz com que pessoas optem por esse modelo de casamento. Mas a razão de manter as aparências não é mais a única, e outro motivo também tem atraído os jovens da geração Z, ou 'centennials’, para este modelo de relacionamento: a divisão dos gastos.
“Muitos millennials e da geração Z não conseguem arcar com os custos de viver sozinhos. Há muitas piadas de que a ascensão do poliamor também é uma resposta à crise econômica. Nessas circunstâncias, o casamento pode proporcionar benefícios financeiros significativos, incluindo incentivos fiscais, despesas de moradia compartilhada e proteção legal”, afirma Edward Reese , especialista em gênero e sexualidade em entrevista à revista estadunidense VICE.
O tiktoker Robbie Scott fez um vídeo procurando candidatas para um ‘Lavender Marriage’. O jovem mexicano foi sincero ao listar possíveis vantagens do relacionamento, como apoio emocional, boa culinária e contas divididas, mas foi sincero ao dizer que tinha dívidas. O jovem tem mais de 53 mil seguidores e o vídeo já a de 350 visualizações.
Entre os comentários na publicação, muitos afirmam que o ‘plano’ de vida é ter uma casamento lavanda ou que este tipo de matrimônio soa como uma ‘paz’.
“Meu sonho é realmente ter um marido gay com quem eu pudesse procurar namorados juntos”, escreveu uma internauta em espanhol.
@emilianogrosete quien para? #lavanda #matrimonio ♬ original sound - Emiliano G