Do caderno à IA: como o Bernoulli Educação une tradição e inovação no aprendizado
Instituição celebra 25 anos de história com a missão de preparar os alunos para os desafios do futuro
Nos últimos anos, a evolução do ensino tem sido marcada pela integração das práticas pedagógicas tradicionais com novas tecnologias que ampliam e potencializam a experiência de aprendizagem. Estudos recentes mostram que mais de 70% dos estudantes brasileiros já conhecem ou usam inteligência artificial (IA) em seu dia a dia escolar, segundo pesquisa do Google em parceria com a Educa Insights.
A jornada de sala de aula, antes muito baseada em acompanhar a lousa e copiar no caderno, hoje se expande também para o uso de ferramentas digitais, criando um ambiente cada vez mais dinâmico e interativo.
Essa transformação no campo educacional não significa a substituição das metodologias clássicas, mas, sim, a incorporação de novas possibilidades que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem. No Bernoulli Educação, esse movimento de integração entre tradição e inovação é visível em todas as ações e metodologias.
Antenado às tendências da área e comprometido em preparar os estudantes para os desafios deste século, o Colégio Bernoulli, por exemplo, estimula discussões sobre o uso criativo da IA na educação e promove o desenvolvimento de diversas habilidades relacionadas à tecnologia, como é o caso do aplicativo desenvolvido por seus alunos com foco em estimular doações e combater a pobreza menstrual, e que foi premiado na Olimpíada Brasileira de Tecnologia de 2023.
Com olhar voltado para o futuro, a instituição reafirma seu compromisso de formar melhores pessoas para o mundo, usando, para isso, também de tecnologia de ponta com propósito pedagógico. “A educação de qualidade deve saber equilibrar a utilização das tecnologias mais avançadas com o contato direto entre alunos e professores. A tecnologia tem papel importante na aprendizagem, porém o desenvolvimento do aluno vai além do que pode ser traduzido em uma tela”, afirma o diretor-executivo das unidades escolares do Bernoulli, Marcos Raggazzi.
Tecnologia como aliada da educação
A tecnologia é cada vez mais relevante no ensino ultraa o uso de celular em sala, estando presente no cotidiano de toda a comunidade escolar. No Bernoulli Educação, ela é vista como uma aliada que complementa o aprendizado, tanto é que a instituição aprimorou sua assistente virtual com o recurso de IA desde 2023 — a Ulli powered by GPT. A instituição compreende que o uso da IA permite inúmeras possibilidades de personalização e adaptação para as necessidades individuais dos estudantes, oferecendo linguagens, recursos e ferramentas interativas e gamificadas que tornam o aprendizado mais envolvente e prático.
“A ferramenta tem se consolidado como um apoio complementar de estudo, especialmente útil na organização da rotina acadêmica e na resolução de dúvidas em momentos individuais de aprendizagem. Professores e gestores observam uma ampliação no tempo dedicado ao estudo fora da sala de aula, além de maior engajamento dos estudantes em situações de preparação para avaliações e atividades escolares”, ressalta Fabiane Gontijo, gerente de experiência de tecnologia educacional do Bernoulli Sistema de Ensino.
Outro recurso disponível, a plataforma digital Meu Bernoulli proporciona uma experiência única de extensão da vivência escolar. Com ela, é possível acompanhar de perto o progresso do estudante e utilizar ferramentas para otimizar o planejamento pedagógico, sendo um importante recurso para potencializar as oportunidades de aprendizado, integrando avaliações on-line e simulados e oferecendo preparação estratégica para o Enem e vestibulares seriados. “Tudo isso contribui não apenas para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também para o fortalecimento das práticas pedagógicas mediadas por tecnologia nas escolas”, conclui Fabiane.
Educação que evolui e transforma
A trajetória do Bernoulli é acompanhada da convicção de que a educação precisa ter propósito e de que a combinação entre as metodologias novas e clássicas pode revolucionar a experiência de ensino-aprendizagem.
Desde o início, os irmãos Rommel e Rodrigo Domingos, ao lado de Paulo Ribeiro, reconhecem o poder da sala de aula como agente de transformação e, com base nesse princípio, fundaram, em 2000, o que viria a se tornar uma das mais respeitadas instituições educacionais do Brasil.
Esse compromisso com a excelência permanece sólido, sendo refletido nas pessoas e em resultados concretos: no Enem, os alunos do Bernoulli conquistaram 11 vezes o primeiro lugar nacional.
Essa visão de transformação, que sempre foi parte do DNA do Bernoulli, é o que o torna uma referência na educação brasileira, tanto pelo seu compromisso com a excelência acadêmica quanto pela sua capacidade de se reinventar diante dos desafios do futuro.
Para saber mais sobre o Bernoulli, e: www.bernoulli.com.br.
*Conteúdo de inteira responsabilidade do anunciante