-
Dia Livre de Impostos em BH: de cinema a material de construção, veja onde comprar sem tributos
-
Cemig terá 700 mil ‘medidores inteligentes’ até o fim de 2025; saiba como funciona
-
La Greppia vai retornar ao mercado após quatro anos e anuncia novo formato
-
Preço do aluguel dispara no Brasil, mas por que a locação está tão cara?
-
Mineradoras cogitam suspender US$ 4 bi de investimento em MG sob ameaça de restrição a minerodutos
IRPF 2025: plataforma da Febraban ensina fazer declaração sem erros
Prazo para entregar as declarações de Imposto de Renda está acabando
Falta pouco mais de uma semana para o fim do prazo da declaração de Imposto de Renda de 2025, e muita gente ainda não remeteu os dados para a Receita Federal. Até 30 de maio, são esperados 46 milhões de documentos, mas até o momento só 28,5 milhões foram enviados.
Nessa reta final, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem um aliado para ajudar os contribuintes atrasados: a plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia Febraban, que traz um guia com dicas ao contribuinte sobre como preencher e enviar o Imposto de Renda 2025, além de ajudar a evitar a malha fina e melhorar o valor a receber. O material é gratuito e reúne as principais informações para ajudar nessa tarefa, que costuma ser trabalhosa.
Dividido em três tópicos principais, o guia traz as novidades do imposto 2025, as dicas sobre como declarar e outra parte dedicada à restituição. Logo no início, explica quem precisa declarar, o o a o para preencher a declaração, com os links para baixar os programas.
O guia detalha cada um dos diferentes modelos de declaração (simplificada e completa) e esclarece sobre o uso da certificação digital e quem está dispensado dela. Também traz um tópico voltado para MEIs explicando como preencher o imposto e como emitir Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e).
“A página traz em linguagem simples e clara as informações para que o contribuinte consiga, ele mesmo, preencher e transmitir o imposto corretamente. E esse incentivo é importante porque a declaração é o retrato da sua situação financeira. Por meio dela, é possível ter noção de todo o valor recebido durante um ano, onde investiu, poupou e o quanto deve”, destaca Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da Febraban.
Leia também: Tira-dúvidas IRPF 2025: tudo o que você precisa saber para fazer sua declaração
Para facilitar o trabalho do contribuinte, o material lista todos os documentos que precisam ser levantados antes do início da declaração e apresenta a relação das despesas que poderão ser usadas como dedução na declaração de 2025. Também orienta sobre as duas formas de declaração: simplificada ou completa.
Os rendimentos que precisam ser declarados e os descontos que vão reduzir o imposto a pagar, além de um tópico específico sobre as situações que garantem a isenção do imposto de renda e que muitas pessoas desconhecem.
Na segunda parte do guia há informações detalhadas sobre como usar a declaração pré-preenchida, com um o a o para usá-la, e as situações que impedem o seu o. E, na última parte, sobre restituição, o guia apresenta o calendário para quem tiver direito a receber de volta parte do imposto pago e uma lista com dicas importantes para evitar que a declaração caia na malha fina.