-
Dona Lucidia 15 prefeito eleito de Juruti em 2024. Biografia e Proposta
-
Dona Aline 15 prefeito eleito de Belém em 2024. Biografia e Proposta
-
Chica Do Pt 13 prefeito eleito de Carinhanha em 2024. Biografia e Proposta
-
Dora Farias 44 prefeito eleito de Sítio Novo Do Tocantins em 2024. Biografia e Proposta
-
Dona Graça 45 prefeito eleito de Catende em 2024. Biografia e Proposta
Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo com 55% dos votos
Candidato do Republicanos disputou segundo turno contra Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo

Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito neste domingo (30) governador de São Paulo no segundo turno das eleições. Ele recebeu mais de 12 milhões de votos, o que corresponde a 55% dos votos válidos.
O candidato disputou o segundo turno contra Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação no governo Lula, que recebeu mais de 9,6 milhões de votos.
A chapa do bolsonarista ao Palácio dos Bandeirantes trouxe Felício Ramuth (PSD) como candidato a vice-governador. Aos 53 anos, ele é empresário e foi prefeito de São José dos Campos (SP) de 2017 a abril de 2022, quando deixou o cargo para disputar as eleições.
Quem é Tarcisio de Freitas
Nascido no Rio de Janeiro, Tarcísio tem 47 anos e é engenheiro e militar da reserva. Ganhou notabilidade após ser ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro.
Formado pela Academia MIlitar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, é graduado em engenharia civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e trabalhou como engenheiro no Exército. Depois, fez MBA Executivo na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na área de gerenciamento de projetos.
Participou da missão das Nações Unidas de pacificação do Haiti, entre 2005 e 2006, e chefiada pelo Brasil, e foi coordenador-geral de Auditoria da Área de Transportes da Controladoria Geral da União (CGU).
Em 2011, tornou-se diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Três anos depois, em setembro de 2014, foi nomeado diretor-geral do órgão pelo governo de Dilma Rousseff, cargo que ocupou até janeiro de 2015.
Logo depois, ou a atuar como secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que tem como função cuidar de privatizações, concessões e desestatizações. Ele permaneceu no cargo até o fim do governo Michel Temer, em 2018.
Em janeiro de 2019, assumiu o ministério da Infraestrutura, nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Sua atuação era elogiada internamente por membros do governo pelas concessões em rodovias e ferrovias, sobretudo.
Durante a campanha para o governo de São Paulo, Tarcísio teve como principal trunfo ser o candidato do presidente Jair Bolsonaro, que tem bastante força no estado, principalmente no interior. No segundo turno, ainda contou com o apoio do governador Rodrigo Garcia (PSDB) e da maioria dos prefeitos.
O TEMPO agora está em Brasília. e a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.