POLÊMICA SEGUE

André Gabeh faz desabafo e detona Matteus 3g5y70

Na internet, a fofoca repercutiu e internautas criticaram Matteus por ser, supostamente, cotista 302f9

Por Ketryn Carvalho/ Observatório
Publicado em 15 de junho de 2024 | 04:16
 
 
O artista e ex-BBB André Gabeh, de 49 anos, detonou Matteus Foto: Reprodução - Instagram

A polêmica sobre o ex-BBB 24 Matteus Amaral ter se autodeclarado uma pessoa preta para ingressar no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (14). 

Matteus, que foi acusado de ter se autodeclarado uma pessoa preta, falou a respeito.

“Esta nota tem como objetivo esclarecer as circunstâncias dessa inscrição e expressar minha posição a respeito. A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio”, justificou o ex-BBB, em suma.

André Gabeh, ex-bbb, usou as redes sociais e detonou o vice-campeão do BBB 24, Matteus, após a polêmica.

"Eu sempre sou chamado de Porteiro de Wakanda (país fictício criado por brancos, que escreveram revistas em quadrinhos com mais heróis azuis e verdes do que negros) quando aponto o absurdo disso. E tem preto batendo palma para esse colorismo que só prestigia brancos e brancos de pele escura. Não tem traço negróide e não tem ascendência negra, não é negro. Pele não branca e cabelo anelado/cacheado não são de marcadores suficientes para negrificar ninguém".

"Parem de disparar esse raio pardificador em todo mundo e parem de achar que todo pardo partilha da mesma ancestralidade que um preto. Parem de misturar cor com raça social. Eu nunca serei lido pela sociedade como Mateus é lido. Nunca. Alguém se declarar negro não pode ser suficiente para que ele se torne negro. Parem de validar este discurso".

"Esse discursinho pseudo inclusivo não vai mudar a situação de quem é realmente preto. Aliás, vai piorar. A polícia, os hospitais, os racistas sempre saberão muito bem quem é preto/negro e quem não é. Que saco… Cara. Que vídeo nojento. Ouçam a voz de fundo falando sobre autodeclaração".