-
‘A Viagem’: saiba onde foi gravado o ‘Vale dos Suicidas’, o ‘céu’ e outras locações da novela
-
Gabriela Duarte abre o jogo sobre fim do casamento: "Não era uma coisa que eu queria"
-
Entenda o tratamento experimental que Preta Gil faz nos EUA contra o câncer no intestino
-
Rafael Cardoso diz que Mari Bridi tentou invadir sua casa: “Queria me agredir”
-
MinasTchê retorna a BH com diversas atrações no Mercado Distrital de Santa Tereza
Documentário sobre Sebastião Salgado concorreu ao Oscar e foi premiado em Cannes
Filme “O Sal da Terra” foi lançado em 2015 e conta a história do brasileiro
O documentário "O Sal da Terra", que mergulha na vida e obra do fotógrafo Sebastião Salgado sob a direção de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho do fotógrafo), foi laureada em Cannes com o prêmio especial do júri na mostra "Um Certo Olhar", venceu o César de Melhor Documentário e figurou entre os indicados ao Oscar.
Lançado em 2015, o filme é relembrado após o falecimento de Sebastião Salgado, aos 81 anos, nesta sexta-feira. A obra entrelaça entrevistas de Wenders com Salgado, e filmagens de Juliano acompanhando o pai em expedições
As imagens revelam não apenas a jornada profissional, mas também as conexões familiares e o amor pela Terra. A experiência de filmagem, inclusive, reaproximou pai e filho.
Salgado, que inicialmente estranhou o processo cinematográfico, acabou por irar profundamente o resultado e a arte do cinema. O documentário também explora a perspectiva de Salgado sobre sua obra, rebatendo críticas de que estetizava a miséria, ao defender a estética como parte intrínseca de sua linguagem e formação.
Nascido em Minas Gerais, Salgado revolucionou o fotojornalismo com seus registros impactantes de injustiças sociais e da condição humana, marcados por uma composição e uso da luz singulares."