OBRA

Documentário sobre Sebastião Salgado concorreu ao Oscar e foi premiado em Cannes

Filme “O Sal da Terra” foi lançado em 2015 e conta a história do brasileiro


Publicado em 23 de maio de 2025 | 14:44

O documentário "O Sal da Terra", que mergulha na vida e obra do fotógrafo Sebastião Salgado sob a direção de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho do fotógrafo), foi laureada em Cannes com o prêmio especial do júri na mostra "Um Certo Olhar", venceu o César de Melhor Documentário e figurou entre os indicados ao Oscar.

Lançado em 2015, o filme é relembrado após o falecimento de Sebastião Salgado, aos 81 anos, nesta sexta-feira. A obra entrelaça entrevistas de Wenders com Salgado, e filmagens de Juliano acompanhando o pai em expedições

As imagens revelam não apenas a jornada profissional, mas também as conexões familiares e o amor pela Terra. A experiência de filmagem, inclusive, reaproximou pai e filho.

Salgado, que inicialmente estranhou o processo cinematográfico, acabou por irar profundamente o resultado e a arte do cinema. O documentário também explora a perspectiva de Salgado sobre sua obra, rebatendo críticas de que estetizava a miséria, ao defender a estética como parte intrínseca de sua linguagem e formação.

Nascido em Minas Gerais, Salgado revolucionou o fotojornalismo com seus registros impactantes de injustiças sociais e da condição humana, marcados por uma composição e uso da luz singulares."