MERCADOS

General Motors faz 100 anos no Brasil com mais investimentos 4826y

Fabio Rua, vice-presidente da General Motors para a América do Sul, é o sétimo entrevistado da temporada Minas S/A Mercados em todas as plataformas de O Tempo. 3u5w43

Por Helenice Laguardia
Publicado em 22 de março de 2025 | 17:10
 
 

Fabio Rua, vice-presidente da General Motors para a América do Sul, fala sobre o centenário da GM no Brasil e novos investimentos

Fabio Rua, vice-presidente da General Motors para a América do Sul, é o sétimo entrevistado da temporada Minas S/A Mercados em todas as plataformas de O Tempo.

Com cinco fábricas - Gravataí (RS), São José dos Campos (SP), ville (SC), Mogi das Cruzes (SP), São Caetano do Sul (SP) - e Centros Logístico em Sorocaba (SP) e de Desenvolvimento de Veículos em Indaiatuba (SP) , Fabio Rua conta que a GM está investindo R$ 7 bilhões no período de 2024 a 2028.

Segundo o executivo, a montadora já prepara um novo ciclo de investimentos para o país que deve ser anunciado em breve.

Fabio Rua falou também sobre o Plano 000 - zero emissões de CO2, zero acidentes e zero congestionamento como meta da montadora.

Uma das iniciativas é a parceria com o Grupo SADA.

A General Motors iniciou o uso de caminhões movidos a Gás Natural Veicular (GNV) no transporte de veículos novos.

A parceria com o Grupo SADA contempla inicialmente o trajeto entre a fábrica da GM em São Caetano do Sul e a sede da SADA, em São Bernardo do Campo.

A estimativa é de que a iniciativa reduza 108 toneladas de emissões de CO₂ ao ano.

Em entrevista aos jornalistas Helenice Laguardia e Igor Veiga, Fabio Rua conta que no Brasil, Minas Gerais é o segundo maior mercado da GM.

E o Brasil é o terceiro maior mercado do mundo para a marca Chevrolet perdendo apenas para Estados Unidos e Uzbequistão.

Com investimentos cada vez maiores em tecnologia, inovação e sustentabilidade, a empresa comemorou em janeiro deste ano os 100 anos da GM no Brasil.

Como parte das celebrações, a GM está trabalhando em um projeto-piloto focado em carros antigos.

Batizado de Vintage, o programa é pensado para atender colecionadores e fãs da marca que buscam projetos exclusivos, concebidos e certificados pelo departamento de engenharia da GM.

A seguir, a entrevista na íntegra de Fabio Rua: 

HL: Fábio, eu queria começar, primeiro, com você explicando o tamanho da GM hoje no Brasil. O pessoal conhece mais como Chevrolet, mas a Chevrolet é uma das marcas, aliás, com uma presença enorme. O Brasil é o terceiro mercado da Chevrolet, a GM é o segundo no Mundo, só perde para o Canadá. Então, assim, tem uma importância enorme a GM aqui para o Brasil e para o acionista mundial, está aí completando 100 anos, quer dizer, estamos em festa, e em festa você tem muita coisa boa para falar, não é">