Silverguard

Três dicas de prata para não cair em golpe 64ye

Cerca de 9% dos brasileiros já foram alvo de golpistas no Pix 17276k

Por Marcia Netto
Publicado em 02 de fevereiro de 2024 | 07:24
 
 
Leia artigo de Marcia Netto, da Silverguard, sobre como se proteger de golpes e fraudes no Pix Foto: Ilustração O TEMPO

Quase tão brasileiro como o cachorro caramelo, o pão de queijo e gostar de Carnaval é receber diariamente tentativas de golpes financeiros pelo celular. Só em 2022, de acordo com os dados do Banco Central, foram 1,7 milhões de golpes com Pix – um número quase 5 vezes maior que o roubo de carros e 2 vezes maior que o número de roubo de celulares.

Caiu em algum golpe com Pix? Saiba o que fazer para tentar recuperar seu dinheiro perdido 5a70d

A tecnologia facilitou a nossa vida em vários aspectos, mas também nos deixou mais expostos. Você já jogou seu próprio nome no Google e se surpreendeu com a quantidade de informações disponíveis publicamente?

Com esses dados a um clique de distância aliados à criatividade dos golpistas, as historinhas contadas na hora do golpe são cada vez mais sofisticadas, convincentes e contextualizadas – deixando até a pessoa mais antenada em segurança duvidando da veracidade da mensagem.

Fique ligado nos golpes financeiros do momento 6l716j

Os dados são claros. Todo mundo tem um golpe pra chamar de seu. Se você tem filhos, pode cair no Golpe do Falso Parente; se compra pela internet, no Golpe da Loja Falsa; se tem conta bancária, no Golpe do Falso Gerente e por aí vai. De acordo com Estudo da Silverguard sobre Golpes com Pix, 9% dos brasileiros já caíram em algum golpe.

Reconhecer que todo mundo é uma vítima em potencial é fundamental para transformar esse cenário, removendo o estigma e a vergonha que acometem tantas pessoas nesse momento e dando espaço pra gente se educar sobre o assunto.

Um conhecimento essencial para 2024 é o que eu gosto de chamar de letramento em segurança financeira digital – quase ou mais importante até que dominar o ChatGPT, hein?

Na Silverguard, conhecemos todos os dias na plataforma de denúncia gratuita do SOS Golpe centenas de histórias de brasileiros que sofreram algum tipo de golpe financeiro e toda a dor que envolve ser enganado por alguém.

Abaixo, 3 dicas para te ajudar a se prevenir: 26c3c

1) Desconfie de mensagens via WhatsApp pedindo dinheiro com urgência, mesmo que tenha a foto de algum parente. Na dúvida, faça uma pergunta que só aquela pessoa consegue responder.

2) Não e senha, não baixe nenhum app e não e nenhuma informação bancária pelo telefone para seu gerente, mesmo quando o número é do seu banco. É possível utilizar o número oficial dos bancos, inclusive colocando a música de espera para te enganar.

3) Não acredite em ofertas de emprego que prometem renda com poucas horas de trabalho, produtos com preços muito baixos e sorteios com prêmios que pareçam bons demais para ser verdade.

(*) Marcia Netto, especialista em proteção financeira digital e CEO da Silverguard