Artigo

“É mentira Terta?” 5m24h

O brasileiro é muito criativo e como prova as muitas premiações internacionais conquistadas pelas agências de propaganda 5x6n11

Por Raimundo Couto
Publicado em 05 de outubro de 2022 | 06:00
 
 

Foi a propósito de um e-mail nos enviado pelo internauta Leonardo Oliveira Leite, que surgiu a ideia para comentar, aqui neste nosso encontro semanal, um fato que tem sido motivos de constantes reclamações: os recursos para cancelamento de multas, que são em sua grande maioria negados pela Junta istrativa de Recurso de Infração (Jari) de Belo Horizonte.

Premiado

Nosso missivista relata que depois de ter sido “premiado” com uma trincheira na porta de sua casa, tem ado por uma situação que jamais imaginou, e pior, tem se prejudicado com isto. “Antes morava em uma ampla avenida, com a construção da trincheira, o espaço ficou à agem de um automóvel o que prejudica o embarque e desembarque de ageiro. Não tem como abrir o portão da garagem se não estacionar o carro alguns instantes no eio e por este motivo levei uma multa, que mesmo explicando a razão, não foi perdoada”.

Poucas chances

Relata, chateado, Leonardo. Para corroborar o sentimento de impotência de nosso leitor nada melhor que informação da empresa que cuida do trânsito da cidade, a BHTrans. Segundo o órgão, não chega a 10% o percentual de cancelamento da multa, ou seja, de cada 100 queixas nem 10 são aceitas. Uma série de casos curiosos dando conta das mais variadas formas de abordagem das reclamações dos motoristas multados vale a pena ser repercutida.

Dá para acreditar?

São as mais variadas e porque não dizer esfarrapadas as desculpas que chegam às dezenas solicitando o perdão. Pelo bem da verdade os casos relatados mostram mais “cara de pau” do que criatividade. Como a de um cidadão, que alegou ter se casado com uma modelo de rara beleza e que depois de ter cortado o cartão de crédito da então esposa, por excessivos gastos, ela o deixou para morar com um policial rodoviário. E o que teria isto haver com uma multa?

Piada pronta

O mais inusitado vem agora, pela explicação do infrator pela alta velocidade. Ele teve a coragem de dizer que ultraou o limite de velocidade permitida no local porque escutou um carro de polícia e a sirene ligada, olhou para trás e teve a certeza que estava sendo perseguido pelo tal policial, que provavelmente estaria com sua ex-mulher no carro, e deveria estar querendo devolver, depois de conhecer as habilidades perdulárias da bonita moça.

Argumentos

E ainda quer que cole uma desculpa desta? Tão sem sentido como este outro pedido para cancelar uma multa de estacionamento proibido tinha como justificativa uma incontrolável dor de barriga que o obrigou a parar no primeiro lugar onde avistou um banheiro. Resultado. Tomou a multa, claro.  Brigas familiares, tentativa de assédio e muitas outras desculpas são usadas para tentar safar do ônus, mas como dissemos é mínimo o número dos que conseguem ter seu pedido atendido. Mas não custa nada tentar.

Pantaleão

Depois de recebida a notificação da penalidade, o prazo para apresentar as justificativas é de 30 dias. Só não deve esquecer que mentira tem perna curta e que nesses novos tempos em que vivemos aonde a privacidade se tornou “artigo de luxo” e com as câmeras espalhadas por toda cidade, não há como tentar dar uma de “Pantaleão”, um contador de histórias fantasiosas, personagem criado pelo saudoso humorista Chico Anísio. (RC)