Mais de 50 mil fieis já visitaram corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro
Corpo do pontífice permanecerá no templo até amanhã, já que no sábado será realizado o funeral
Mais de 50 mil pessoas, entre fieis e curiosos, já aram pelo corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma. A informação é do Vaticano e foi divulgada nesta quinta-feira (24 de abril). Será possível visitar o velório do pontífice até a sexta-feira (25 de abril).
Desde a abertura das portas do templo ao público, longas filas se formam para a última despedida a Jorge Bergoglio. O argentino faleceu na madrugada do dia 21 de abril, nas intalações oficiais, por complicações de um Ataque Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência respiratória.
O Vaticano informou que na noite desta sexta-feira, o caixão de Francisco será fechado para o funeral, marcado para o sábado (26 de abril). A missa fúnebre será celebrada às 10h (5h de Brasília) na praça vaticana de São Pedro, localizada diante da basílica e onde o argentino fez sua última aparição pública no domingo de Páscoa.
Segundo a imprensa italiana, meio milhão de fiéis são esperados para o funeral, assim como chefes de Estado e monarcas de todo o mundo. O presidente Lula (PT) e uma comitiva brasileira viaja nesta quinta-feira ao Vaticano para a despedida de Francisco. Outros chefes de estado também irão a Roma, como Donald Trump, Emmanuel Macron e Volodimir Zelensky.
Morte e legado
Jorge Mario Bergoglio - o Papa Francisco, morreu aos 88 anos. O período de pontificado, de 12 anos, foi marcado por sua popularidade entre os fiéis e pela resistência feroz dentro do catolicismo a seu projeto de reformas, mesmo que estas não questionem os pilares doutrinários. Uma das principais marcas promover mais transparência na igreja e o combate à pedofilia.
A saúde de Francisco já vinha preocupando as pessoas em todo mundo há alguns anos, chegando até a provocar especulações sobre uma eventual renúncia - assim como fez o antecessor, Bento XVI.
Nesse Domingo de Páscoa (20/04), dia em que a Igreja Católica celebrou a ressurreição de Cristo, Francisco publicou em suas redes sociais registros de sua última aparição, e afirmou: "Na maravilha da fé pascal, trazendo no coração todas as expectativas de paz e libertação, podemos dizer: Convosco, Senhor, tudo é novo. Convosco, tudo recomeça".
Desde o início de fevereiro o papa vinha sofrendo com uma bronquite e, chegou a precisar interromper a leitura de um discurso durante sua audiência geral semanal devido às dificuldades para respirar. "Deixem-me pedir ao padre que continue lendo porque ainda não consigo com a minha bronquite. Espero que na próxima vez eu possa", disse na ocasião.
Francisco se mostrou popular entre os católicos desde o início de seu pontificado, em 2013. Quatro meses após assumir o papel de papa, Francisco esteve na 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que reuniu um público superior a 3 milhões de pessoas. Naquela ocasião, o papa também visitou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo.