-
Mulher fica ‘morta’ por 8 minutos e relata experiência ‘do outro lado’
-
Justiça manda Trump buscar migrante deportado por engano
-
Vídeo: Gato ‘prevê’ grande terremoto que atingiu ilha grega e gerou alerta de tsunami
-
Mãe paga R$ 7 mil para homem afogar filha de 12 anos na Rússia
-
Jovem é brutalmente agredida por dois homens em ataque homofóbico
'Apagão' na Europa pode ter sido causado por ciberataque
Hipótese é investigada enquanto problema atinge diversos países
O "apagão" de eletricidade que atinge parte da Europa na manhã desta segunda-feira (28/04) pode ter sido originado porum ciberataque.
De acordo com o jornal espanhol El País, o Instituto Nacional de Cibersegurança (Incibe) está verificando se a falta de luz foi um ciberataque. O ministro Adjunto e da Coesão Territorial português, Manuel Castro Almeida, também falou sobre essa possibilidade.
"Sei que abrange vários países da Europa — Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos", afirmou ele à emissora RTP 3. Segundo o ministro, a dimensão do apagão "é compatível com um ciberataque", embora esta seja uma hipótese não confirmada.
Estações de rádio espanholas informaram que trechos do metrô de Madri estavam sendo esvaziados. Além disso, há congestionamentos no centro da cidade, pois os semáforos pararam de funcionar, relatou a rádio local Cader Ser. Em Lisboa e no Porto, o metrô também foi fechado.
Há diversos relatos na imprensa sobre bancos sem funcionar e lojas fechadas nessas duas cidades, as maiores de Portugal, incluindo o histórico mercado do Porto. A ANA, empresa responsável pelos aeroportos do país, afirmou que os geradores de emergência foram acionados.
"Nos aeroportos de Faro e do Porto estão a fazer-se todas as aterragens e descolagens, com recurso a energia de gerador, enquanto em Lisboa estão também a acontecer aterragens e descolagens, mas com maior limitação", disse a empresa, segundo o jornal Público.
Dados da Rede Elétrica da Espanha reunidos pelo El País mostram uma queda brusca no consumo às 12h25 locais (7h25 no Brasil). Nesse horário, a demanda caiu pela metade em menos de uma hora.