Papa Leão XIV é o novo líder mundial da Igreja Católica. O cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido nesta quinta-feira (08/05) como o 267º pontífice da história do catolicismo. O anúncio foi feito pelo Vaticano por volta das 14h15 de Brasília - 19h15 de Roma.
Como ocorreu na eleição dos papas Francisco e Bento XVI, o Conclave deste ano levou dois dias para escolher o novo papa. Por volta das 13h05 - horário de Brasília - desta quinta-feira, uma coluna de fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, confirmação de que os cardeais reunidos no templo chegaram a um consenso sobre quem será o novo líder da Igreja Católica.
‘CONSTRUIR PONTES’ - Em seu primeiro discurso na sacada da Basílica de São Pedro, o papa Leão XIV pediu a paz ao mundo, agradeceu a Francisco, seu antecessor, e falou sobre uma igreja que “constrói pontes”.
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro… pic.twitter.com/EN4NmjZ3uN
Em uma decisão surpreendente do Conclave, o Vaticano tem seu primeiro pontífice dos Estados Unidos na história. Ele será o líder de 1,4 bilhão de fiéis ao redor do mundo. A ascensão de Leão XIV desfaz a expectativa de que o Vaticano voltasse ao comando de um europeu, após Francisco se tornar o primeiro pontífice latino-americano. Mais especificamente, esperava-se o retorno de um italiano ao poder: o cardeal Pietro Parolin, influente número 2 da Santa Sé, era o favorito.
Em seu pronunciamento, Prevost, que também tem nacionalidade peruana, fez em espanhol uma saudação à sua "querida diocese de Chiclayo". "Permitam-me também uma palavra, uma saudação (...) de modo particular à minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé", destacou ele da sacada de São Pedro, no Vaticano. O religioso também agradeceu seu antecessor: "Obrigado, papa Francisco!".
(Com informações da AFP)