Uma enchente de golpes com Pix no RS
Saiba como se proteger dos fraudadores que se aproveitam da solidariedade com as vítimas da tragédia no Sul

Um mês após a devastação causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, uma onda de solidariedade às vítimas se manifestou por meio de inúmeras doações, que já somam quase R$117 milhões via Pix, segundo balanço anunciado pelo governo no último domingo (26.5).
No entanto, esse movimento de compaixão também atraiu a atenção de golpistas, que estão se aproveitando do momento de crise e generosidade dos brasileiros para aplicar golpes.
A ação dos golpistas Segundo dados coletados pelo SOS Golpe, plataforma gratuita de denúncia de golpes da Silverguard que já atendeu mais de 25.000 vítimas, a tática utilizada pelos golpistas de falsas doações não é nova.
Os tipos de golpes identificados que se aproveitam do momento sensível do Rio Grande do Sul variam em método e podem ter o objetivo de prejudicar tanto quem quer ajudar quanto quem precisa de ajuda.
Os três principais esquemas são:
1) Pedido de doação de organizações reais, mas com chave Pix falsa: golpistas fingem ser organizações idôneas, criando chaves Pix muito parecidas com as oficiais. Como no caso abaixo:
2) Pedidos de "resgate" que exigem pagamentos para supostos auxílios emergenciais: oferecem falsas promessas de ajuda emergencial em troca de pagamentos de taxas, mas o resgate nunca chega.
3) Ligações falsas em nome da Caixa Econômica Federal: golpistas fingem ser representantes da instituição financeira, solicitando dados bancários e pessoais para a liberação de empréstimos, FGTS, entre outros recursos, exigindo uma taxa para a liberação.
Um golpe bem tecnológico chamou a atenção pelo uso de deep fake – técnica que cria vídeos e áudios falsos, substituindo a voz ou o rosto de uma pessoa de forma convincente. Esse foi o caso de anúncios nas redes sociais, com a imagem do empresário Luciano Hang vendendo eletrodomésticos a preços baixíssimos para ajudar na tragédia, que na verdade era o golpe da loja falsa.
Ajude sem descuidar da sua segurança
1) Verifique a chave pix com cuidado: sempre confirme a chave antes de fazer uma transferência.
2) Desconfie de mensagens urgentes ou apelativas: mesmo ao ajudar uma pessoa com história triste, verifique a veracidade da história.
3) Utilize o site oficial do Governo: Faça sua doação com segurança pelo site https://sosenchentes.rs.gov.br/
(*) Marcia Netto é especialista em proteção financeira digital e CEO da Silverguard