Silverguard

Carnaval em casa? Conheça (e se proteja) de golpes digitais

Veja as principais fraudes aplicadas e como evitar problemas

Por Marcia Netto
Publicado em 07 de fevereiro de 2024 | 08:15

Mesmo no conforto de casa, com direito a maratona de séries e muito descanso, os foliões do sofá também precisam ficar atentos: os golpistas estão de olho. Nesse artigo, confira como garantir a sua segurança e tranquilidade durante o feriadão.

Pode até não parecer pelo tanto de purpurina que a gente vê pelas ruas, mas ano ado uma pesquisa da Hibou revelou que 68% dos brasileiros decidiram ar o carnaval em casa. Com mais tempo livre para explorar a internet durante o feriado prolongado, a redução no atendimento dos Bancos e muito trabalho nas delegacias, golpistas aproveitam essa época para contar histórias convincentes a fim de faturar com transferências via Pix.

Caiu em algum golpe com Pix? Saiba o que fazer para tentar recuperar seu dinheiro perdido

Conheça (e se proteja) dos 3 golpes financeiros mais comuns direcionados aos foliões do sofá:

1. Golpe do falso parente pedindo dinheiro: golpistas podem se ar por um familiar ou amigo, enviando mensagens de WhatsApp de um novo número de telefone e usando fotos conhecidas (que pegam das redes sociais) para parecer legítimo. Eles costumam inventar histórias relacionadas ao carnaval, como um celular roubado no bloquinho, para pedir dinheiro ou pagar uma conta via Pix.

Dica de prata: peça para fazer uma ligação por vídeo com a pessoa ou combine uma palavra-chave com familiares e amigos próximos para ser usada em momentos de emergência.

2. Golpe da loja ou produto falso com desconto de Carnaval: Golpistas criam lojas online falsas com promoções de carnaval nas redes sociais (principalmente instagram e facebook) oferecendo produtos com preços muito abaixo do normal.

Animado com a possibilidade de comprar no precinho, você clica no anúncio, entra no site e preenche os seus dados pessoais. Em seguida, você faz o pagamento e cai no golpe: não recebe o produto ou recebe um de qualidade inferior.

Dica de prata: se a oferta é muito boa pra ser verdade, desconfie. Antes de fazer o pagamento em algum site, verifique se há erros de digitação ou fotos sem qualidade, se é possível comprar com cartão de crédito e faça uma busca no siteconfiavel.com.br.

3. Golpe do Banco que oferece Pix de Carnaval: esse não é um golpe onde a vítima faz um Pix diretamente para o golpista, mas vale ser mencionado. Trata-se de uma mensagem falsa do Banco convidando a responder um questionário e enviar um link para seus contatos. Ao clicar no link, o golpista capta informações do seu celular e consegue ter o a suas contas bancárias, por exemplo.

Dica de prata: Não interaja com nenhuma comunicação de Banco que não seja pelo App. Além disso, Bancos nunca oferecem dinheiro em troca de algum serviço feito pelo cliente.

Caiu em um golpe com Pix? Receba e gratuito do SOS Golpe

A melhor defesa contra golpes financeiros é conhecendo as táticas dos golpistas e levar esse assunto pra mesa do jantar (ou pro pré de carnaval). 

Aproveite o tempo livre em casa e e meus artigos da coluna Guardião da Prata: 

3 dicas de prata para não cair em golpe 

Quão (des)protegido está seu dinheiro no celular

 

(*)Marcia Netto, especialista em proteção financeira digital e CEO da Silverguard