e mais publicações de Henrique Carvalho

Henrique Carvalho

Cristão, filho do Deus vivo, casado e jornalista. Busco compartilhar estudos e reflexões bíblicas de forma simples e ível. Meu desejo é incentivar a leitura da Palavra de Deus e ajudar outras pessoas a crescerem na fé. Que cada texto aqui publicado possa edificar sua vida e fortalecer sua comunhão com o Senhor. Seja bem-vindo(a)!

HENRIQUE CARVALHO

Você é um convencido ou um convertido?

A verdadeira conversão e o batismo são apenas o início de uma longa caminhada

Por Henrique Carvalho
Atualizado em 01 de maio de 2025 | 12:49

Será que todo aquele que está dentro de uma igreja é realmente um convertido? Ou será que está ali apenas por estar convencido por alguém ou por algum motivo especial a frequentar aquele ambiente?

Talvez você nunca tenha pensado ou refletido sobre essa questão, mas ela é muito importante para que tenhamos clareza sobre a nossa própria situação.

Veja como é possível andar com Jesus e, mesmo assim, ainda não ser verdadeiramente convertido. Pedro, um dos principais apóstolos que caminhou com Cristo durante sua jornada terrena, no momento da última ceia ouviu algo do próprio Jesus que talvez nunca tivesse imaginado:

"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E, quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Mas ele respondeu: "Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte". Respondeu Jesus: "Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece".  (Lucas 22:31-34)

Pedro havia caminhado com Jesus por três anos. Viu de perto curas e grandes milagres acontecendo quase todos os dias. Ouviu os ensinamentos da Palavra, vindos diretamente da Fonte da Vida e, mesmo assim, ainda não havia se convertido — como o próprio Jesus afirma nessa agem de Lucas.

Deus quer que estejamos ao lado Dele

Esse é um grande ensinamento que podemos aprender hoje: Deus não procura os perfeitos. O que Ele quer é que estejamos ao Seu lado, caminhando com Ele diariamente, para que possamos ser lapidados constantemente.

Então, se você se considera um cristão santo e perfeito, bata suas asas, querubim, e vá logo para o céu — porque seu lugar não é aqui.

O verdadeiro cristão reconhece que a santificação é um processo contínuo. Quem entende isso deixa de apontar o dedo para os outros, para de criticar os irmãos e compreende que todos somos pecadores.

Não seja aquele acusador dentro da sua comunidade, que julga os outros por seus pecados, independentemente de quais sejam. Todos merecem ser respeitados e cuidados.

A verdadeira conversão e o batismo são apenas o início de uma longa caminhada de santificação. Ninguém se torna santo do dia para a noite.

Por exemplo, vejo igrejas que não aceitam membros por questões homoafetivas. Esses irmãos estão em pecado? Com certeza! Mas o pecado deles não os torna mais pecadores do que você, que sonega imposto ou que fala mal de outras pessoas na internet.

Pecado da blasfêmia

Até onde eu sei, o único pecado que está na Bíblia como imperdoável é a blasfêmia contra o Espírito Santo:

"Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada." (Mateus 12:31)

Ou seja, todos os outros são perdoáveis por Deus — menos por você, né? Que se acha o santo...

Se você já está no caminho da santificação, compreende que todos temos pecado e que estamos buscando nossa melhoria diariamente, então este versículo é apenas uma lembrança:

 "Irmãos, se alguém for vencido por algum pecado, vocês que são guiados pelo Espírito devem, com mansidão, ajudá-lo a voltar ao caminho certo. E cada um cuide para não ser tentado." (Gálatas 6:1)

Eu oro hoje para que Deus derrame sobre você o Espírito Santo e que você seja um convertido de verdade. Que compreenda que estamos em um caminho de santificação e que devemos amar e respeitar os nossos irmãos, que também possuem pecados como nós.

E um alerta: desconfie daquele pastor ou líder espiritual que diz a você que não peca. Pois, se ele esconde isso de uma ovelha, é sinal de que não está sendo verdadeiro com toda a igreja.

Analise como você tem agido e veja: você é um convencido ou um convertido?

Que Deus abençoe você, sua família, e que você tenha uma ótima semana.