Leônidas Oliveira e Roger Vieira: o turismo agraciado com a Medalha da Inconfidência
Cerimônia, realizada nesta segunda-feira (21/4), é uma tradição e neste ano condecorou 171 personalidades em diversas áreas
Dois nomes importantes do turismo mineiro – o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e o historiador Roger Vieira, hoje assessor da Presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas –, foram agraciadas com a Medalha da Inconfidência, honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país. Oliveira foi agraciado pelo excelente trabalho realizado à frente Secretaria de Estado Cultura e Turismo, que colocou Minas Gerais na dianteira do turismo nacional. Já Roger Vieira foi o responsável pelo dossiê que levou os modos de fazer do Queijo Minas Artesanal (QMA) ao título de Patrimônio Mundial Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco em dezembro do ano ado.
A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (21/4), no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), na cidade histórica. Neste ano, foram 171 agraciados em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um), essa última honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais poderes da União. Nesta edição, o Grande Colar foi para o atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos). A cerimônia foi presidida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que exaltou o compromisso de Minas com valores históricos, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade, com a transferência da capital para a cidade que foi a sede istrativa de Minas Gerais, de 1823 a 1897.