-
Funcionário reage a assalto, joga lata de leite em pó e ajuda na prisão de suspeito em Montes Claros
-
Influenciadora viraliza ao levar bebê reborn em hospital de Janaúba; nova tendência agita internet
-
Síndrome mão-pé-boca – Confira cuidados
-
Hora da Castanha
-
Mickey 17: Filme de Bong Joon-ho debate valor de uma vida em ficção científica com Robert Pattinson
Um Filme Minecraft: Uma aventura sem roteiro que acerta no nonsense
Adaptação do famoso videogame chega ao cinema com uma história clichê, porém divertida

Um Filme Minecraft, comédia fantástica dirigida por Jared Hess (Napoleon Dynamite), é baseada no popular jogo da Mojang e se apoia em uma fórmula clássica: colocar personagens do “mundo real” dentro de um universo de videogame.
A trama gira em torno de quatro humanos que são transportados por um artefato mágico para o mundo de Minecraft. Lá, acabam envolvidos em um conflito entre o herói Steve (Jack Black) e a bruxa Malgosha (Rachel House), enquanto aprendem a sobreviver segundo as regras desse universo peculiar.
O filme parece reunir todos os elementos para dar errado: não tem um público-alvo bem definido, variando de um tom infantojuvenil para um besteirol nonsense; abusa de clichês já batidos (como “o poder da amizade”, falsos sacrifícios e raios mágicos disparando para o céu); apresenta um protagonista ruim; e o pior de tudo, seu roteiro é bem fraco.
Leia também:
The White Lotus e a saturação da fórmula
A começar pelos diálogos, que nunca conseguem ser convincentes quando tentam se levar a sério. Mas o que realmente incomoda são as resoluções fáceis e mal explicadas: personagens descobrem informações do nada e desafios difíceis são solucionados sem esforço, dando a impressão, inclusive, que existem cenas cortadas ou reescritas sem o devido cuidado.O filme inclusive brinca com uma piada que pede para o espectador “não fazer muitas perguntas”.
Já em relação à fidelidade com o jogo, minha referência foram os adolescentes ao meu lado no cinema, que reagiram com muita empolgação às referências, mecânicas de jogo e personagens que eram apresentados. Ao que tudo indica, o filme respeita bastante a lore do universo Minecraft — mas, confesso que não conheço muito do jogo, pra afirmar com certeza.
Ainda assim, e por mais estranho que pareça, o saldo final não é totalmente negativo. Justamente pela confusão de tons, em que o filme acaba abraçando um certo nonsense que acaba divertido. Jack Black e Jason Momoa, inclusive, formam uma boa dupla e elevam bastante a experiência.
Portanto, não vou negar que Um Filme Minecraft me desagradou em muitos pontos, mas ainda assim, entrega algo curioso que vale dar uma chance — especialmente se você curte a franquia ou quiser levar as crianças.
Conteúdo relacionado:
'Um Filme Minecraft' traduz jogo aos cinemas com aventura honesta
Confira a crítica em vídeo: