CINEMA

Missão: Impossível – O Acerto Final entrega ação explosiva, nostalgia e possível despedida 4s5g34

Tom Cruise encara sua missão mais intensa em um filme que celebra o legado da franquia, mesmo com tropeços 1u132m

Por Hora da Castanha
Publicado em 23 de maio de 2025 | 16:33
 
 
Ethan Hunt (Tom Cruise) pede a seus companheiros para confiarem nele uma última vez. Foto: Divulgação/Paramount Pictures

Missão: Impossível está de volta. Sob a direção de Christopher McQuarrie, O Acerto Final dá sequência direta aos eventos de Acerto de Contas (filme anterior da franquia, de 2023), com a promessa de encerrar esta que é uma das franquias mais populares do cinema.

Na trama, a IA Entidade está cada dia mais poderosa. Após iniciar um caos cibernético, utilizando da informação para manipular a população em prol dos seus próprios objetivos, ela agora coloca o planeta em risco, ao iniciar a tomada dos arsenais nucleares do mundo inteiro. 

Para impedir um possível apocalipse nuclear digno de "O Exterminador do Futuro 2" (1991), cabe então a Ethan Hunt (Tom Cruise) e sua equipe da IMF entrarem em ação mais uma vez, em sua missão mais desafiadora, e que também pode ser a última.

Um desafio que os coloca em conflito com parte das lideranças americanas, o exército russo e o ex-agente Gabriel (Esai Morales), que procuram ter o controle da Entidade, cada um com seu próprio objetivo.

 

Leia também:
+ Mickey 17: Filme de Bong Joon-ho debate valor de uma vida em ficção científica com Robert Pattinson
+ Karate Kid: Lendas — Repetição da fórmula e uma dose generosa de nostalgia
+ Homem com H: Filme de Ney Matogrosso destaca arte, amor e identidade

 

Um tributo à franquia 671g3k

O filme funciona como um verdadeiro aceno aos fãs de longa data da série. Ao costurar elementos do ado, ele não apenas amarra tramas antigas, como busca elevar o espetáculo a um novo patamar, entregando algumas das cenas de ação mais intensas de toda a saga.

Tom Cruise, como de costume, se compromete fisicamente com o papel, realizando acrobacias que desafiam o bom senso em nome da autenticidade. E isso funciona: cada sequência é feita para deixar o espectador na beira da cadeira.

Equilíbrio entre adrenalina e emoção 2l1026

Apesar da intensidade, o filme preserva o equilíbrio clássico da franquia entre ação, drama e humor. A química entre os personagens, especialmente a equipe de Ethan, continua sendo um dos grandes trunfos da série. Há espaço para a aventura, para o riso e também para o peso emocional do que pode ser uma despedida.

O melhor da saga ainda está presente: cada etapa da missão é explicada de uma forma dinâmica, que envolve os membros da equipe em situações mirabolantes 

Início truncado, mas experiência recompensadora c6b4z

Se há um problema no filme, ele está no ritmo do início. Por continuar diretamente os eventos do filme anterior (com um gap de 2 anos entre os lançamentos), o roteiro precisa recapitular informações — o que faz com uso excessivo de flashbacks, inclusive para cenas recentes. Isso atrasa um pouco o engate da narrativa.

Apesar de bons acenos ao ado, com montagens nostálgicas de tudo que acompanhamos até ali, o primeiro ato carece muito de um respiro. São adicionadas novas informações em uma velocidade tão elevada, que fica difícil de assimilar o que está sendo contado e qual o problema que precisam resolver. 

Inclusive, algumas ideias apresentadas no início acabam sendo rapidamente abandonadas, criando certa sensação de furo no roteiro. Um exemplo é o subplot de controle da mídia e o caos social, que soam promissoras, mas não têm impacto real no desenrolar da trama.

Mas quando o segundo ato começa, tudo entra nos trilhos e o longa se torna o que os fãs esperam: uma montanha-russa de tensão e entretenimento, do jeito Missão: Impossível é especialista em fazer.

Veredito 2q5r3

Missão: Impossível – O Acerto Final entrega tudo o que a franquia construiu ao longo dos anos: ação grandiosa, personagens carismáticos e tensão constante. Mesmo que não seja confirmada como a despedida oficial de Ethan Hunt, o filme tem clima de encerramento — ou, no mínimo, de fechamento de ciclo.

Se você acompanha a saga desde o início ou simplesmente quer ver Tom Cruise se arriscando (de novo) por uma boa sequência de ação, vale a pena conferir. O filme está em cartaz nos cinemas.

Missão: Impossível – O Acerto Final tem cena pós-créditos? 4u5k1k

Como de costume nessa saga, novamente não temos nenhuma cena pós-créditos. Salvo pelo último, que era sabidamente uma Parte 1, cada filme da franquia costuma ter sua história fechada em si mesma, sem apontar pistas para novas aventuras.

 

Conteúdo relacionado:
+ Ethan Hunt volta a ser 'deus' em último capítulo de 'Missão: Impossível'
+ Simon Pegg diz que 'Missão: Impossível' o salvou da depressão e do alcoolismo
+ Tom Cruise faz sucesso na Netflix após fracassar duramente nos cinemas
+ Tom Cruise faz um minuto de silêncio para Val Kilmer em conferência de cinema

 

Confira também nossa análise em vídeo: