CAFÉ COM POLÍTICA

Presidente do PT-MG aponta culpado por baixa representatividade de mineiros no governo Lula

O deputado estadual Cristiano Silveira culpou divisão interna no partido em Minas Gerais

Por Letícia Fontes
Publicado em 27 de maio de 2025 | 14:51

O presidente do PT em Minas Gerais, Cristiano Silveira, criticou a baixa representatividade de mineiros indicados pelo partido no primeiro escalão do governo Lula (PT). Em entrevista ao Café com Política, exibido nesta terça-feira (27/5), o deputado estadual afirmou que mesmo após mais de dois anos de governo, a legenda continua desprestigiada na Esplanada dos Ministérios. Atualmente, a única mineira filiada ao partido que compõe um ministério é a petista Macaé Evaristo, que está à frente do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania desde o ano ado.

O dirigente petista ite que as disputas internas na legenda contribuíram para que a sigla esteja sub-representada no Palácio do Planalto.

"As disputas internas no partido, de fato, atrapalham mesmo. Nós tivemos gente do PT de Minas Gerais que trabalhou de maneira forte para que o deputado Reginaldo Lopes, por exemplo, não se tornasse ministro. Havia uma sinalização do presidente Lula, quando ele (Reginaldo) abriu mão de disputar uma das vagas do Senado, que o Reginaldo poderia estar compondo a equipe do presidente Lula. E nós tivemos atores do PT mineiro que, por causa das nossas disputas internas, trabalharam muito para que isso não se concretizasse e com o apoio de algumas lideranças da própria bancada. Então, não é uma culpa somente do presidente Lula, mas houve uma disputa interna que acabou prejudicando muito o partido", pontuou.

Segundo o deputado, apesar disso, faltou "uma consideração maior" do governo Lula com Minas Gerais. Ele cita que Minas foi o único Estado do Sul e do Sudeste que deu vitória a Lula na disputa direta contra Jair Bolsonaro (PL). O petista teve 50,2% dos votos válidos, ante 49,8% do rival.

"Continuamos desprestigiados e sub-representados. Nós temos, claro, agora, a ministra de Direitos Humanos, mas Minas foi o único Estado do Sul e Sudeste que deu a vitória para Lula, o Estado historicamente sempre teve uma representação maior na Esplanada dos Ministérios, então, na minha opinião, continuamos sub-representados. Em São Paulo, você vê que o desempenho não foi grande coisa, mas tem uma representação maior. Eu entendo que faltou por parte do governo do presidente Lula uma consideração maior de representação do partido", afirmou Cristiano Silveira.

Segundo ele, com a proximidade de 2026, os melhores quadros do PT em mineiro, agora, estão focados em outra missão. "Eu faço esse registro dessa dificuldade (com governo Lula), quem sabe até antes do final do governo Lula, a gente possa ampliar isso. Mas nem sei se hoje seria tão interessante, porque a maioria dos nossos melhores quadros estão se preparando para eleição de 2026. Então, não melhorou. amos a ter uma ministra, mas o PT de Minas já esteve historicamente em outros governos, da Dilma, do próprio Lula. A nível de Brasil, das suas lutas e das contribuições, ficamos sub-representados", finalizou.