EVOLUÇÃO

Bolsonaro apresenta melhora clínica e pode ter alta nos próximos dias 4w5r1k

Ex-presidente suspende nutrição endovenosa após boa aceitação de dieta pastosa e mantém evolução positiva no pós-operatório. 2p3o4e

Por Hedio Ferreira Junior e Renato Alves
Atualizado em 03 de maio de 2025 | 13:14
 
 
O ex-presidente Jair Bolsonaro (centro) tem apresentado evolução no quadro pós-operatório e deve receber alta ainda nos próximos dias Foto: Reprodução/X

BRASÍLIA - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou melhora clínica significativa e pode receber alta hospitalar nos próximos dias, segundo novo boletim divulgado neste sábado (3) pelo Hospital DF Star, em Brasília.

Internado para acompanhamento pós-operatório, Bolsonaro está “estável, sem febre ou dor”, com pressão arterial controlada.

A equipe médica destacou a “boa aceitação da dieta pastosa”, que permitiu a suspensão da nutrição parenteral (endovenosa) - ou seja, diretamente na corrente sanguínea - e o avanço para alimentação por via oral. A progressão na dieta é considerada um marco importante no processo de recuperação.

Além disso, o ex-presidente segue em fisioterapia motora intensiva diária e recebe medidas preventivas contra trombose venosa. A recomendação de restrição de visitas continua válida, mas a tendência, segundo os médicos, é de que ele possa deixar o hospital “nos próximos dias", caso mantenha a boa evolução.

Saída da UTI e evolução clínica  3r5t2d

Jair Bolsonaro deixou o leito de semi-UTI na quinta-feira (1º) e foi transferido para um quarto. De acordo com aliados, o avanço na recuperação sinaliza para a possibilidade de alta ainda nos próximos dias. 

Internado desde 11 de abril, após ar mal em uma agenda no Rio Grande do Norte, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal no último dia 13, em Brasília. 

Essa foi a sexta intervenção cirúrgica desde 2018, quando levou uma facada durante ato de campanha em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. 

Bolsonaro apresentou uma piora clínica no dia 24, após receber na UTI uma oficial de Justiça que o intimou no âmbito da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. 

Ele apresentou aumento da pressão arterial e piora dos exames, mas no dia seguinte fez uma tomografia e foi descartada a necessidade de uma nova cirurgia.

Bolsonaro recebeu visitas contrariando orientação médica 626q6x

Apesar da orientação de não receber visitas, o ex-presidente recebeu, na última semana, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e o pastor Silas Malafaia. 

Essas visitas e uma live realizada no hospital foram usadas como justificativa para que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizasse a intimação.

O entendimento foi de que o ex-presidente tem se mostrado apto a receber visitas políticas enquanto se recupera de uma cirurgia onde, até então, o repouso absoluto era recomendado e estava sendo respeitado pela Corte.