Gripe aviária: quais são os sintomas em humanos
Primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um estabelecimento comercial de aves no Brasil foi confirmado na última sexta

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, na última sexta-feira (16), o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um estabelecimento comercial de aves no Brasil. A doença foi detectada em um matrizeiro no município de Montenegro, Rio Grande do Sul. Este é o primeiro registro da enfermidade em um sistema de avicultura comercial no país.
Em comunicado oficial, o Ministério da Saúde reforçou que a gripe aviária não é transmitida por meio do consumo de carne ou ovos.
“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, diz a nota.
Quais são os sintomas em humanos?
Os casos de transmissão do vírus para humanos são considerados raros. Quando ocorre a infecção em pessoas, porém, os sintomas podem variar em intensidade, desde manifestações leves até quadros mais graves.
As manifestações clínicas mais frequentes em humanos infectados incluem febre, tosse, resfriado e conjuntivite. Alguns pacientes também apresentam sintomas gastrointestinais e complicações respiratórias. Existem casos em que os indivíduos infectados permanecem assintomáticos.
Desde 2006, surtos da doença têm sido documentados em diferentes regiões do planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As ocorrências concentram-se principalmente em países asiáticos, africanos e no norte europeu.