ALERTA LIGADO

Defesa falha, Atlético sofre virada e perde a primeira na Copa Sul-Americana

Com a derrota, Atlético pode perder a liderança do grupo H da Copa Sul-Americana ao final da rodada

Por Pedro Faria
Publicado em 08 de maio de 2025 | 20:56

O Atlético voltou a jogar mal e perdeu, desta vez de virada, para o Deportes Iquique, por 3 a 2, na noite desta quinta-feira (8). Com dois erros cruciais da defesa alvinegra, o time chileno conseguiu a virada, após sair perdendo no primeiro tempo. A derrota complicou a situação do Galo na Copa Sul-Americana, que pode perder a liderança do Grupo H ao final da rodada.

Apesar de ter feito um bom começo de partida, o Atlético foi definhando com o ar da partida e, com erros defensivos, principalmente na bola aérea, acabou sofrendo a virada da equipe chilena. 

O Galo saiu na frente com Rubens, aos oito minutos do primeiro tempo. O volante tabelou com Igor Gomes e bateu na saída do goleiro. 

O gol rápido marcado pelo Atlético deu esperanças para a torcida de que seria um jogo fácil, já que na primeira partida entre as duas equipes o Galo goleou por 4 a 0. Mas, não foi o que aconteceu. 

O empate dos chilenos saiu ainda no primeiro tempo, aos 34 minutos. Hoyos cruzou e Ramos ganhou de Rômulo, de cabeça, para igualar o placar. 

O Atlético até tentou pressionar no começo da segunda etapa, mas foram os chilenos quem marcaram o segundo. Aos sete minutos, após contra-ataque, Puch chutou e a bola desviou em Ramos, tirando Everson da jogada e ampliando o placar.

A defesa do Atlético voltou a falhar e deu a chance para o terceiro gol da equipe chilena. Aos 15 minutos, após cruzamento da esquerda de Jorquera, Orellana subiu alto e cabeceou no canto esquerdo de Everson.

O Galo até tentou voltar para a partida, com Bernard, aos 33 minutos. O meia tabelou com Júnior Santos e chutou na saída do goleiro para descontar. Mas, não foi o suficiente.

Com a derrota o Atlético pode perder a liderança do Grupo H da  Copa Sul-Americana. Com cinco pontos, o Galo aguarda o resultado da partida entre Caracas e Cienciano, que acontece às 23h. Um empate ou vitória do Caracas coloca os venezuelanos em primeiro. Já o Cienciano também pode terminar a rodada como líder da chave, com uma vitória.

O jogo

O Atlético começou bem a partida, dominando as ações e pressionando o Iquique. A primeira chance aconteceu aos cinco minutos. Rony tabelou com Caio Paulista e bateu no canto rasteiro. Bola ou rente à trave.

A pressão seguiu e não demorou muito para que o Galo abrisse o placar. Aos oito minutos, Rubens roubou a bola no meio-campo, tabelou rápido com Igor Gomes e chutou no canto do goleiro para marcar o primeiro.

O Galo seguiu em cima e, aos 18, teve mais uma chance. Rony recebeu de Bernard e bateu de fora da área rasteiro. A bola ou perto da trave direita do goleiro Requena. 

O Iquique chegou pela primeira vez logo depois, aos 20 minutos. O zagueiro Saborit avançou e arriscou do meio da rua. A bola desviou em Rômulo e obrigou Everson a espalmar para escanteio.

Aos 34, o Iquique chegou ao empate. Após cruzamento de Hoyos na direita, Ramos entra no meio da defesa atleticana, tira Rômulo da jogada e cabeceou livre para deixar tudo igual.

O segundo tempo começou com mais uma pressão do Atlético, mas foi o Iquique que marcou novamente. Aos sete minutos, Puch puxou contra-ataque pelo lado esquerdo e chutou. A bola bate em Ramos e sobrou livre para o atacante completar para as redes. 

Mesmo mexendo na equipe, o técnico Cuca não conseguiu mudar o panorama do jogo e o Atlético levou o terceiro gol na partida. Aos 15 minutos, após cruzamento da esquerda de Jorquera, Orellana subiu alto e cabeceou no canto esquerdo de Everson.

O Atlético voltou a partida e descontou o placar aos 33 minutos. Bernard tabelou com Júnior Santos na entrada da área, driblou a marcação e bateu na saída do goleiro.


Ficha do jogo

Deportes Iquique 3 x 2 Atlético

Motivo: Fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2025

📍 Local: Estádio Tierra de Campeones, Iquique, Chile

📅 Data: quarta-feira, 8 de maio de 2025

⏰ Horário: 19h (de Brasília)

⚖Árbitro: Leandro Rey (ARG)
Assistentes: Cristian Navarro (ARG) e Gisela Trucco (ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)

Cartões amarelo: Rubens e Igor Gomes (Atlético) / Soto, Fernádez, Jorquera e Ferreyra (Iquique)

Gols: Rubens (09’/1°T), Ramos (34’/1°T e 07’/2°T), Orellana (15’/2°T) e Bernard (33’/2°T)

Deportes Iquique: Requena; Gómez, Saborit, Ferreyra e Jorquera (Rojas); Soto, Fuentes (Fernández), Ramos (Moyá), Hoyos (Puch) e Dávila; Parraguez (Orellana)

ATLÉTICO: Everson; Saraiva (Natanael), Rômulo (João Marcelo), Junior Alonso e Caio (Cuello); Rubens, Igor Gomes (Fausto Vera) e Gustavo Scarpa; Palacios (Júnior Santos), Bernard e Rony