Revelado no Cruzeiro, Gabriel Vasconcellos pode estar prestes a voltar à Toca da Raposa. O goleiro, de 32 anos, chegaria ao clube para dar ao técnico Leonardo Jardim uma opção mais experiente para o setor.
No momento, Cássio, de 37 anos, é o titular da equipe, mas tem sido questionado por parte da torcida. Seus reservas são os jovens Léo Aragão, de 22, e Otávio, de 19.
Aragão chegou a ter algumas oportunidades, mas foi criticado ao cometer falhas nos gols que resultaram na derrota de 2x1 para o Democrata-GV, em Sete Lagoas, ainda na última rodada da fase de grupos do Mineiro. Otávio, por sua vez, ainda não atuou na equipe profissional da Raposa.
Gabriel Vasconcellos já não havia sido relacionado pelo Vitória para a partida contra o Atlético de Alagoinhas, sábado (22), pelo Campeonato Baiano. Agora, também não viajou com o grupo para São Luís, onde o time enfrenta o Maranhão nesta terça (25), pela Copa do Brasil.
Gabriel Vasconcellos chegou ao Vitória em janeiro, após se destacar no Brasileirão pelo Juventude. A princípio, foi contratado para substituir Lucas Arcanjo, que estava praticamente acertado com o Fluminense. Entretanto, a negociação acabou não sendo concluída.
Desta forma, Gabriel Vasconcellos atuou em apenas quatro dos 13 jogos do Vitória nesta temporada. Assim, mesmo tendo assinado contrato com o clube baiano até dezembro de 2028, uma transferência para o Cruzeiro seria encarada como positiva.
Gabriel Vasconcellos foi revelado nas categorias de base do Cruzeiro, tendo sido titular desde o sub-15. Suas boas atuações com a camisa celeste logo o levaram à seleção brasileira.
Pelo Brasil, Gabriel Vasconcellos se sagrou campeão mundial sub-20 em 2011. No ano seguinte, integrou a seleção nos Jogos Olímpicos de Londres, tendo conquistado a medalha de prata.
Logo na sequência, sem sequer ter estreado na equipe profissional do Cruzeiro, foi vendido ao Milan. Mas rapidamente acabou emprestado a outras equipes do futebol italiano. O goleiro teve agens por Carpi, Napoli, Cagliari, Empoli, Perugia e Lecce.
Somente em 2022, Gabriel Vasconcellos retornou ao Brasil, inicialmente para atuar pelo Coritiba.