MENISCO

Entenda lesão de Matheus Henrique, desfalque do Cruzeiro pelos próximos meses

Jogador é considerado titular, e operação ocorre em meio a crise sofrida pelo clube

Por Gabriel Moraes
Publicado em 11 de abril de 2025 | 16:30

A derrota por 2 a 1 para o Muchuc Runa, na última quarta-feira (9/4), não rendeu ao Cruzeiro apenas um vexame desportivo, mas uma grande baixa de ordem médica. Um dos destaques do elenco, o meio-campista Matheus Henrique lesionou o menisco lateral do joelho direito e precisará ser operado.

O que é

Menisco é uma lâmina fibrocartilaginosa interposta entre duas superfícies articulares, como o joelho. Segundo Rafael Cristane Michel, fisioterapeuta esportivo associado à Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física (Sonafe Brasil), a intensidade do futebol de alto nível gera impactos constantes à região.

“Os meniscos são estruturas fundamentais, sendo que suas principais funções são transmitir e absorver cargas dentro do joelho e facilitar a acoplagem entre a tíbia (osso da canela) e o fêmur (osso da coxa), favorecendo a estabilização da articulação", disse o especialista.

"Por essas características, os meniscos estão constantemente recebendo forças de compressão e tração durante movimentos, especialmente em esportes com bruscas trocas de direções e constantes acelerações e desacelerações. Devido à demanda e à intensidade (em situações de giro sobre o joelho em trocas de direções, de aterrissagens de saltos e de contato entre os jogadores), ele acaba ficando suscetível a lesões”, explicou.

O profissional detalhou como pode ocorrer a cirurgia, que não teve sua data divulgada. “Lesões traumáticas podem necessitar de intervenção cirúrgica para retirada da porção lesionada (meniscectomia) ou para reparo e cicatrização do menisco (sutura meniscal), devendo ar por um período de reabilitação depois", falou.

Tempo de recuperação

A previsão de retorno do camisa 8 estrelado dependerá dos procedimentos feitos pela equipe médica e da forma que será ministrada sua fisioterapia. No geral, em lesões desse tipo com intervenção cirúrgica, o tempo de recuperação dura a partir de três meses.

“O tempo de recuperação vai depender justamente de variáveis relacionadas à lesão e à escolha do tratamento. Meniscectomias - retirada da porção lesionada - e tratamentos conservadores possuem tempos de tratamento mais curtos (de 3 a 12 semanas), sendo, por isso, normalmente escolhidas por atletas e departamentos médicos que necessitam de um rápido retorno ao esporte", esse não seria o caso de Matheusinho.

"Já suturas meniscais (cirurgias para reparo e cicatrização do menisco), apesar de apresentarem benefícios graças à preservação do menisco, possuem um tempo maior de reabilitação (de 3 a 9 meses)”, concluiu Rafael Cristane Michel.