João Fonseca vai enfrentar um adversário embalado, mas, provavelmente, cansado, na estreia de Roland Garros. Isso porque Hubert Hurkacz (31º do mundo e ex-top 6), venceu, nesta quinta-feira (22), nas quartas de final do ATP 250 de Genebra, na Suíça, o principal favorito, o americano Taylor Fritz, por 6/3 e 7/6 (5).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Com a vitória desta quinta sobre o número 4 do mundo, o tenista da Polônia vai decidir, na sexta-feira, uma vaga à final contra o qualifier austríaco Sebastian Ofner (128º), em confronto inédito.
Semifinalista na grama de Wimbledon em 2021, seu maior feito até hoje em Grand Slams, o polonês tem como melhor resultado, em Roland Garros, as oitavas de final. Hurkacz parou nessa fase ano ado, quando perdeu para o búlgaro Grigor Dimitrov, e em 2022, ocasião em que o algoz foi o norueguês Casper Ruud.
Se derrotar o favorito polonês, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira será o segundo a alcançar tal proeza em Slams. Há dois anos, também na capital sa, o peruano Juan Pablo Varillas (então 94º) surpreendeu Hurkacz na terceira rodada.
Então número 188º do mundo, o polonês debutou em Roland Garros em 2018, furando o qualifying e alcançando a segunda rodada, quando foi superado pelo croata Marin Cilic, quarto favorito naquela semana.
Neste ano, em torneios de ATP, Hurkacz soma 12 vitórias e 9 derrotas, enquanto o número 1 do Brasil e 65º do mundo ganhou 10 das 17 partidas até agora.
Em janeiro, na quadra rápida, o polonês chegou à final da United Cup, perdendo o título para o americano Taylor Fritz (4º). Desde então, seus melhores resultados foram as semifinais de Rotterdam, também na quadra rápida, quando perdeu para o campeão, o espanhol Carlos Alcaraz (3º), e as quartas de final do Masters 1000 de Roma, há duas semanas, quando parou diante do americano Tommy Paul (12º).