mais esportes

João Fonseca celebra vitória em Roland Garros e projeta próxima partida

Brasileiro comemora ida à segunda rodada no torneio

Por Lance
Publicado em 27 de maio de 2025 | 19:29

O tenista João Fonseca venceu nesta terça-feira (27) a sua partida de estreia em Roland Garros. O brasileiro de 18 anos derrotou Hubert Hurkacz, tenista número 28 no ranking da ATP. A partida foi encerrada em 6/2, 6/4 e 6/2 para o carioca. João Fonseca celebrou a vitória e contou os principais desafios da partida.

— Dá um frio na barriga. Jogando em uma quadra de Roland Garros, em uma quadra cheia. E jogando contra um ex-top 10. Um jogador cabeça de chave dá mais pressão — afirma João Fonseca.

João Fonseca na vitória sobre o polonês Hubert Hurkacz em Roland Garros (Foto: Franck FIFE / AFP)
João Fonseca na vitória sobre o polonês Hubert Hurkacz em Roland Garros (Foto: Franck FIFE / AFP)

Para João Fonseca, o mais difícil da partida foi deixar a tensão de lado. Ele estreou contra um ex-top 10 do ranking. O carioca relatou como tentou driblar a pressão:

— Tentei entrar o mais intenso possível para deixar a tensão de lado e focar nas minhas pernas, na pressão de bola. Focar no que eu tinha que fazer e não ficar tenso, não segurar o braço ou fazer jogadas precipitadas.

➡️ Galeria de imagens: Relembre as estreias de Nadal, Djokovic, Federer, Alcaraz e Sinner

Aos 18 anos, o brasileiro se tornou o mais jovem desde Carlos Alcaraz a vencer uma partida no saibro francês. Em 2021, o espanhol tinha a mesma idade de João Fonseca quando debutou no torneio.

João Fonseca voleia na partida contra o o polonês Hubert Hurkacz em Roland Garros (Foto: Franck FIFE / AFP)
João Fonseca voleia na partida contra o o polonês Hubert Hurkacz em Roland Garros (Foto: Franck FIFE / AFP)

João Fonseca projeta partida contra Pierre-Hugues Herbert

Na próxima quinta-feira (29), João Fonseca tem como oponente em Roland Garros o tenista local Pierre-Hugues Herbert, que derrotou o compatriota Benjamin Bonzi (60), por 7/5, 3/6, 4/6, 7/5 e 6/2. Para a partida, João Fonseca terá que lidar com a torcida sa, que estará em peso para defender Herbert. Mesmo fora de casa, o carioca acredita na torcida brasileira:

— Sei que vai ser difícil, tanto pelo jogador, mas também pela torcida. Sei que tenho que jogar o melhor tênis e, ao mesmo tempo, confio na torcida brasileira, que vem em peso para fazer barulho. E aproveitar que estou em uma segunda rodada de um Grand Slam. É aproveitar cada momento, sem pressão e só curtir.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

João Fonseca afirma ser um sonho estar em Roland Garros e comemora a ida para a segunda fase do torneio:

— É um sonho realizado participar do Roland Garros, um torneio que os brasileiros vem em peso, acho que pela história do Guga. É um sonho estar ando da primeira rodada, obviamente é um sonho maior de ganhar aqui.