mais esportes

GP de Mônaco: Leclerc mantém favoritismo em segundo treino livre; Bortoleto supera companheiro

Oscar Piastri e Lewis Hamilton completaram o top-3

Por Lance
Publicado em 23 de maio de 2025 | 13:29

Charles Leclerc foi o mais rápido no segundo treino livre do GP de Mônaco, realizado nesta sexta-feira (23) no Circuit de Monaco. Para confirmar o favoritismo, o piloto da Ferrari marcou o melhor tempo do fim de semana com 1m11s355 e superou Oscar Piastri por 0s163. Lewis Hamilton completou os três primeiros colocados da sessão.

Enquanto isso, Gabriel Bortoleto enfim superou o companheiro Nico Hulkenberg. O brasileiro garantiu uma boa volta rápida e terminou em 14º lugar, mais de 0,1 segundos a frente do parceiro na Sauber.

➡️ Ayrton Senna já quebrou protocolo no GP de Mônaco; relembre episódio

Como foi o segundo treino livre na Arábia Saudita?

O primeiro a entrar na pista e a marcar um tempo rápido foi Liam Lawson. A liderança, no entanto, foi tomada pelas Ferraris - com Hamilton e depois por Leclerc -, mas logo assumida pela dupla da McLaren. Em seguida, Max Verstappen superou Piastri e conquistou a primeira colocação.

Duas bandeiras vermelhas já no início

Assim como no primeiro treino livre, o TL 2 foi interrompido por uma bandeira vermelha logo após os sete minutos do início da sessão. Dessa vez, o responsável pela paralisação foi Isack Hadjar, que escapou dos limites na pista e bateu com a roda traseira esquerda nos muros. O acidente foi logo resolvido com a levada do novato para os boxes da Racing Bulls, e a corrida logo foi retomada.

Com a volta dos pilotos para a pista, Verstappen se manteve no topo da tabela, até ser superado por Piastri novamente com 0,3 segundos a frente do holandês. Russell, Hamilton e Gasly marcaram boas voltas rápidas e conquistaram a 2ª, 3ª e 4ª posições, respectivamente. Para manter o desempenho sólido da Mercedes, Kimi Antonelli abriu um tempo promissor para assumir a vice-liderança.

Nova bandeira vermelha foi acionada logo depois, após um erro de Piastri durante uma curva. A tardia decisão do australiano levou sua McLaren a ir de frente com tudo para a barreira de proteção. Com o acidente em pouco menos de 40 minutos para o fim, o bico do carro foi destruído e precisou ser trocado pela equipe já nos boxes.

Antes disso, Verstappen e Gabriel Bortoleto se envolveram mais um novo incidente durante o segundo treino livre, como na primeira sessão. A volta rápida do holandês foi atrapalhada pelo novato da Sauber que quase recebeu uma batida do adversário.

Nova largada e briga de veteranos

A nova largada marcou uma surpresa da Aston Martin, com a liderança momentânea de Fernando Alonso, que foi tomada por Hamilton pouco depois, com médios. Em uma batalha de veteranos, o espanhol retomou ao topo da tabela com pouco mais de 0,1 segundos do piloto da Ferrari. Outro destaque dos medalhões da F1, Nico Hulkenberg fez um tempo sólido e subiu para a quinta posição, com os compostos macios.

Leclerc, por sua vez, garantiu o melhor tempo do fim de semana ao marcar 1m11s355 e assumir a liderança. Enquanto isso, Bortoleto colocava os pneus macios pela primeira vez no treino livre 2 e alcança a 13ª colocação, cerca de 0,4 segundos atrás de seu companheiro na Sauber.

Com desempenho tímido até o momento no TL 2, a McLaren voltou ao topo da tabela faltando menos de 25 minutos para o fim da sessão. Norris avançou até a segunda colocação, sem conseguir alcançar o líder Leclerc. De volta ao traçado, Piastri subiu "apenas" até o oitavo lugar, ainda 0,8 segundos da liderança.

Melhora de Bortoleto e nova vitória de Leclerc

Gabriel Bortoleto, da Sauber, em ação no TL 1 do GP de Mônaco, que foi liderado por Charles Leclerc (Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP)
Gabriel Bortoleto, da Sauber, em ação no TL 1 do GP de Mônaco (Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP)

No meio da tabela, Bortoleto conseguiu melhorar o tempo dele ao marcar 1m12s234 e avançar para o top-10 pela primeira vez no fim de semana. Assim, o brasileiro enfim superou Hulkenberg no GP de Mônaco.

Uma rápida bandeira amarela foi acionada nos 10 minutos finais, após Hadjar bater novamente na barreira e ficar instável na pista. Minutos depois, Verstappen ainda escapou do traçado, mas nenhum contato foi feito com os muros. Assim, o tetracampeão mundial deu ré e retornou a pista para sequência da sessão. O holandês não fez tempo suficiente para avançar na tabela, ficando preso na 10ª colocação.

Com todos os pilotos no circuito, menos o novato da Racing Bulls, as primeiras colocações do segundo treino livre esteve em constante mudanças, tirando a liderança. Leclerc não saiu do topo, mas a dupla da McLaren e Hamilton se revezou nas posições seguidas. No fim, Piastri e Lewis saíram na frente logo após o vencedor, que marcou o melhor tempo do fim de semana.

Resultado

PosiçãoPilotoEquipe
1Charles LeclercFerrari
2Oscar PiastriMcLaren
3Lewis HamiltonFerrari
4Lando NorrisMcLaren
5Liam LawsonRacing Bulls
6Isack HadjarRacing Bulls
7Fernando AlonsoAston Martin
8Alex AlbonWilliams
9Kimi AntonelliMercedes
10Max VerstappenRed Bull
11Yuki TsunodaRed Bull
12George RussellMercedes
13Carlos SainzWilliams
14Gabriel BortoletoSauber
15Oliver BearmanHaas
16Nico HulkenbergSauber
17Pierre GaslyAlpine
18Lance StrollAston Martin
19Esteban OconHaas
20Franco ColapintoAlpine