SAI, ZICA

Tottenham, Newcastle, Bologna, Palace.... a temporada dos jejuns quebrados no futebol europeu

Clubes que tinham longos períodos sem troféus festejaram conquistas e quebram tabus

Por Frederico Jota
Atualizado em 21 de maio de 2025 | 18:44

O Tottenham conquistou, nesta quarta (21), a Liga Europa, após vencer o Manchester United, por 1 a 0, em Bilbao. Além da taça em si e da confirmação de uma vaga na próxima edição da Champions League, os Spurs quebraram um jejum de 17 anos sem qualquer taça e de 41 temporadas sem conquistas continentais. O clube de Londres se junta a uma lista bastante curiosa de clubes europeus que quebraram jejuns extensos nessa temporada 2024/25. Confira as histórias:

Tottenham

Um dos membros do Big Six, o clube dos seis mais poderosos da Inglaterra, o Tottenham sofria com um jejum que parecia interminável. Mesmo com times fortes e jogadores de ponta nos últimos anos, os Spurs tinham como última taça a Copa da Liga Inglesa, a terceira competição em importância do país, de 2008. Com a vitória em Bilbao, quebrou o jejum, voltou a vencer um torneio internacional depois de 41 anos (tinha vencido a Copa da Uefa, antiga denominação da Liga Europa, em 1984) e vai jogar a próxima Champions, apesar de estar em 17º na Premier League.

Leia mais: Tottenham vence Manchester United, quebra jejum e vence a Liga Europa

Newcastle

Outro clube inglês tradicional que vivia um longo jejum era o Newcastle. Os Magpies foram campeões da Copa da Inglaterra em 1955 e venceram nesta temporada o Liverpool na final da Copa da Liga Inglesa, quebrando um jejum de 70 anos de conquistas de primeiro nível (o clube foi rebaixado na Inglaterra e foi campeão da segunda divisão quatro vezes nesse intervalo).

Leia mais: Newcastle analisa homenagear Bruno Guimarães depois de fim de jejum de 70 anos

Crystal Palace

Fundado como um clube amador em 1861 e como um clube profissional em 1905, o Crystal Palace, de Londres, conquistou seu primeiro título de primeiro escalão no último final de semana, ao vencer o Manchester City na final da Copa da Inlgaterra, o torneio de futebol mais antigo do mundo. Em seu currículo, o clube tinha apenas uma terceira divisão e duas segundonas. Vai jogar a Liga Europa na próxima temporada.

Bologna

Na Itália, quem quebrou um longo jejum foi o Bologna. O clube, que tem sete Campeonatos Italianos em seu currículo, venceu o Milan na final da Copa da Itália, torneio que tinha vencido pela última vez em 1974, colocando um fim no jejum de 51 anos. Nesse período, só havia festejado duas Séries B e uma Série C.

Go Ahead Eagles

O modesto Go Ahead Eagles, da Holanda, venceu nesta temporada o AZ Alkmaar, na final da Copa da Holanda, e colocou um ponto final em um incrível jejum: a conquista anterior tinha sido há 92 anos, quando conquistou o Campeonato Holandês de 1933, ainda na fase amadora do futebol local.

Harry Kane

O atacante inglês, maior artilheiro da história da seleção de seu país, formado pelo Tottenham, vivenciou praticamente todo o jejum do clube de Londres, que defendeu entre 2009 e 2023. Além disso, foi vice-campeão da Eurocopa em 2021 e 2024 pela Inglaterra. Depois, se transferiu para o Bayern de Munique e, na primeira temporada (2023/24), nada de títulos. Jejum quebrado com o título da Bundesliga nesta temporada.