futebol internacional

Astro do Campeonato Saudita acerta com time português

Atletas estrangeiros no país têm demonstrado interesse em retorno à Europa

Por Lance
Publicado em 27 de maio de 2025 | 19:39

A onda de transferências de atletas da Europa para o Campeonato Saudita têm ado pelo caminho inverso. E Gabri Veiga, do Al-Ahli, é um dos jogadores que manifestaram interesse em retornar ao Velho Continente na janela de verão.

➡️ Entenda como vai funcionar a janela de transferências criada para o Mundial de Clubes

O meio-campista, segundo o jornalista Fabrizio Romano, já tem conversas avançadas com o Porto, e a transferência deve ser confirmada antes do Mundial de Clubes. O Dragão deve desembolsar mais de R$ 100 milhões junto aos sauditas para contratar o espanhol e tê-lo na disputa organizada pela Fifa nos Estados Unidos.

Com o fim da temporada no mundo árabe, Veiga está em solo espanhol, e comemorou o aniversário de 23 anos nesta terça-feira (27) em Vigo. O atleta, revelado pelas categorias de base do Celta, voltou ao lugar de origem para acertar os últimos detalhes da transferência ao Porto.

A ida de Gabri para o Al-Ahli aconteceu em 2023, ainda aos 21 anos, durante a onda de contratações da Arábia Saudita, em janela que levou nomes como Benzema, Neymar e Roberto Firmino. O central era monitorado por gigantes europeus, como Real Madrid e Barcelona, mas escolheu receber um salário relevante no Oriente Médio, o que lhe rendeu críticas de torcedores do clube da Galícia à época.

🔢 Números de Gabri Veiga no Campeonato Saudita de 2024/25

32 jogos
2.539 minutos em campo
🥅 7 gols
📤 5 assistências
20 vitórias
🟰 4 empates
8 derrotas

407488633_801058308453232_1765747870187876791_n
Gabri Veiga pode trocar o Campeonato Saudita pelo Português, e tem acerto encaminhado com o Porto (Foto: Divulgação/Al-Ahli)

Outros nomes ligados a uma saída da Saudi Pro League são os de Cristiano Ronaldo e Roberto Firmino. O português findou seu contrato com o Al-Nassr e não tem futuro definido, além de ter sido ligado a um clube do Brasil. Já o ex-Liverpool tem vínculo com o próprio Al-Ahli até o fim do primeiro semestre de 2026, mas chegou a ser cortado da liga local pelo limite de estrangeiros, e tem mercado na Europa.

➡️ Cristiano Ronaldo sobre futuro no Al-Nassr: ‘Este capítulo chegou ao fim’