futebol nacional

Samir Xaud confirma candidatura única para presidente da CBF

Candido chega para vaga de Ednaldo Rodrigues

Por Lance
Publicado em 18 de maio de 2025 | 13:09

O médico Samir Xaud confirmou, em entrevista ao Charla Podcast, que conseguiu protocolar sua candidatura à presidência da CBF. Com o apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes, ele será candidato único

- Conseguimos protocolar nossa chapa. Estávamos numa disputa com o presidente Reinaldo, da Federação Paulista de Futebol (FPF), um cara sensacional, que tem uma articulação muito boa com os clubes. Mas conseguimos protocolar uma chapa com 25 federações e 10 clubes. Isso inviabiliza a inscrição de qualquer outra chapa. Então, ainda como candidato, mas um candidato único. Agora é esperar o processo eleitoral, os trâmites ocorrerem e, no domingo, ter a eleição e, a partir de segunda-feira, estar na CBF e começar o nosso trabalho. Trabalho de renovação, muita mudança - disse Samir. 

Nascido em Boa Vista, capital de Roraima, Samir de Araújo Xaud, de 41 anos, é médico infectologista e especialista em medicina esportiva. Ele também atua como empresário e dirigente esportivo. 

Samir foi eleito, no início de 2024, presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), em um processo que marca uma transição histórica: substituirá o pai, Zeca Xaud, que ocupa o cargo desde a década de 1980 e encerrará seu mandato em 2026, após quatro décadas à frente da entidade.