O Campeonato Brasileiro ainda está no início, mas os números já apontam quais times têm mais probabilidade de levantar o troféu em dezembro. Atual líder, o Palmeiras desponta como favorito a ser campeão, mas tem confronto direto com o Flamengo, segundo colocado, no próximo domingo (25). O Lance! calculou as chances de título do Brasileirão antes da 10ª rodada.
Primeiro colocado com 22 pontos – quatro à frente do vice-líder –, o Palmeiras tem 31% de chances de título brasileiro após nove partidas. Além da vantagem na tabela, o favoritismo se sustenta pela solidez tática e baixa exposição defensiva da equipe de Abel Ferreira.
Logo atrás do Alviverde, o Flamengo aparece com 13,3% de probabilidade de ser campeão brasileiro em 2025. Melhor ataque e defesa da competição, com 17 gols feitos e quatro sofridos, as chances do Rubro-Negro se baseiam na eficiência ofensiva e defensiva, mesmo que a pontuação atual não reflita plenamente o desempenho.
Melhor mandante do Brasileirão, o Cruzeiro é o atual terceiro colocado e tem 9,5% de chances de conquistar o título. O Cabuloso se destaca por alto aproveitamento de finalizações, além de ceder poucas oportunidades claras aos adversários.
Surpresa do campeonato até aqui, o Bragantino está em quarto lugar e tem 7,6% de probabilidade de ser campeão. Apesar de estar bem posicionado, a oscilação em desempenho e confrontos diretos importantes no pela frente fazem das chances do Massa Bruta voláteis.
➡️ Como calcular o valor de um clube? Veja valores e entenda metodologia
O Lance! utiliza o IPG (Indíce para Ganhar), índice multidimensional criado como uma forma de avaliar probabilidades de classificação e desempenho dos times. Para isso, são utilizadas métricas fornecidas pelo FootyStats.
Para a modelagem preditiva, foi utilizado um Modelo Estocástico com Simulação de Monte Carlo, garantindo uma abordagem probabilística consistente para a projeção de cenários de classificação e desempenho das equipes nas competições estudadas.
As probabilidades são determinadas exclusivamente pelo desempenho das equipes ao longo do próprio campeonato. O fator mando de campo exerce influência, porém o impacto varia conforme o time.
Uma vitória eleva a chance de mais resultados positivos, enquanto uma derrota aumenta a probabilidade de novos resultados negativos. Um empate tende a aumentar a recorrência desse resultado.
➡️ Sorteio da Copa do Brasil: detalhes da definição das oitavas de final