-
Cruzeiro | Últimas notícias, jogos, contratações e mais
-
O TEMPO Sports | Notícias sobre o futebol, Atlético MG, Cruzeiro, vôlei e mais
-
Veja cenários que garantem classificação do Atlético na Copa Sul-Americana
-
Atlético-MG | Próximos jogos, resultados e notícias do Galo
-
Homem que fingia ser ex-jogador do Atlético é preso no RS
Conheça Osmar Stábile, novo presidente interino do Corinthians
Veja o perfil do novo mandatário do Timão
Nesta segunda-feira (26), o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians aprovou, por maioria, o pedido de impeachment de Augusto Melo da presidência. Com a decisão, Osmar Stábile assumiu provisoriamente a presidência do clube até a convocação da assembleia-geral dos associados, etapa final do processo de destituição do dirigente.
Romeu Tuma Jr., presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, terá até cinco dias para convocar a assembleia-geral de associados. No entanto, o prazo máximo para a realização dessa etapa pode se estender até o fim do próximo ano, que marcaria o encerramento do mandato do ex-presidente.
Apoiador de Augusto Melo nas eleições de 2023, Osmar Stábile foi eleito como vice-presidente do clube pela chapa 'Salve o Corinthians'.

Quem é Osmar Stábile
Com 71 anos, o presidente provisório do Corinthians é sócio do clube desde 1979 e tornou-se conselheiro em 2003. Empresário do ramo da metalurgia e sócio da empresa Bendsteel, iniciou sua trajetória política no clube durante a gestão de Alberto Dualib, de 1993 a 2007, período em que ocupou o cargo de dirigente de Esportes Terrestres.
Osmar Stábile foi candidato à presidência do Corinthians nas eleições de 2007 e 2009, se consolidando como um dos principais opositores da chapa "Renovação e Transparência", liderada por Andrés Sanchez, que comandou o clube por 16 anos.
Fora do ambiente esportivo, Stábile ganhou notoriedade por defender o Golpe Militar de 1964. Em 2019, um vídeo de sua autoria exaltando o evento foi divulgado pela assessoria do Palácio do Planalto, no primeiro ano do mandato de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil.
— O Exército nos salvou. Não há como negar. E tudo isso aconteceu num dia comum como hoje, um 31 de março. Não dá para mudar a história — afirmou Stábile no vídeo que circulou amplamente entre apoiadores do então presidente.
Na época, ele confirmou ser o autor do vídeo e disse que a gravação foi feita por iniciativa própria. Reafirmou sua iração pelas Forças Armadas, destacando os esforços militares na década de 1960.
— Não tenho e nem tive a intenção de ferir os sentimentos daqueles que se consideram perseguidos pelas Forças do Estado naquele período da nossa história. Mas acredito plenamente nos esforços de nossas Forças Armadas, que evitaram males políticos maiores para a nação — disse na ocasião.
Em 2023, durante as eleições do Corinthians, a chapa de Augusto Melo afirmou não compactuar com as opiniões de Osmar Stábile. Segundo a coligação, o conselheiro itiu que cometeu excessos no vídeo, o que permitiu sua inclusão na aliança.
Em março de 2025, Osmar Stábile, então 1º vice-presidente do Corinthians, foi ouvido pela Polícia Civil como testemunha no inquérito que apura rees do patrocínio da Vai de Bet a empresas de fachada. O depoimento, realizado de forma online, foi solicitado pelo delegado Tiago Fernando Correia, responsável pela investigação. Apesar da convocação, Stábile não foi citado no relatório final, que resultou no indiciamento de Augusto Melo e de outros ex-dirigentes do clube.