FAZ BEM

É fato: estudo comprova que jogar videogame deixa as pessoas mais felizes

Universidade de Oxford examinou comportamento de usuários de jogo de simulação

Por André Willis
Publicado em 09 de outubro de 2024 | 07:34

Não é fake news, é um fato: 72% das pessoas se sentem mais felizes quando estão jogando videogame. A Universidade de Oxford chegou a essa conclusão após realizar um estudo com 67.328 sessões de jogo de 8.695 jogadores do PowerWash Simulator, uma franquia onde os gamers assumem o controle de uma empresa para lavar diversos objetos.

Estudo

O estudo, que foi publicado no Research and Practice Journal e realizado em parceria com a FuturLab, desenvolvedora do jogo, comparou o humor dos jogadores no início das sessões de jogo com seus humores durante a gameplay, e a descoberta foi surpreendente.

A pesquisa diz que “o jogador médio relatou 0,034 (0,032, 0,036) unidades de escala visual analógica (VAS; 0-1) de humor maior durante do que no início das sessões de jogo. Além disso, prevemos que 72,1% (70,8%, 73,5%) de jogadores semelhantes experimentam essa elevação afetiva durante o jogo, e que a maior parte disso acontece durante os primeiros 15 minutos de jogo.” Ainda, o texto diz que não se sabe se esses resultados indicam efeitos causais ou até que ponto eles se generalizam para outros jogos ou grupos de jogadores.

O trabalho também corrobora o que pesquisas e relatórios de jogadores de videogame ao redor do mundo há muito sugerem: as pessoas se sentem bem jogando. Especificamente, jogar o PowerWash Simulator está ligado a uma pequena melhora no humor, e que essa elevação ocorre durante os primeiros 15 minutos de jogo.

Veja também: Quer ar raiva? Estes 5 jogos vão testar a sua sanidade

Benefícios de jogar

Existem algumas camadas que ajudam a compreender o benefício no humor que o jogo de simulador proporcionou aos jogadores que foram analisados no estudo.

Foi comparado o humor médio estimado antes do jogo dessa pesquisa (0,749 [0,745, 0,753]) com humores médios relatados em estudos de amostragem de experiência anteriores usando a mesma medida (58%, [11,23]). Isso significa que “é possível que os jogadores em nosso estudo tenham experimentado um benefício de humor antecipado ao jogar videogames.”

Ou seja: antecipar para a pessoa a possibilidade de jogar, associada ao fato que essa chance pode se concretizar, impacta positiva e imediatamente o humor do jogador, antes mesmo do jogo começar.

Entendimento dos jogos nos papéis psicológicos

A conclusão do estudo que relaciona o bem-estar da pessoa com a prática de jogar videogame entende que é um vislumbre promissor a compreensão do entretenimento digital popular nos papéis psicológicos. Entretanto, é necessário cautela, como diz Andrew Przybylski, professor do Oxford Internet Institute e um dos autores da pesquisa: “O fato de termos estudado apenas um jogo - e que não é provavelmente representativo dos jogos mais jogados atualmente - sugere cautela na generalização dos nossos resultados a outras franquias”, disse.

Ainda, Przybylsk completou que futuros trabalhos devem considerar a utilização de ensaios controlados aleatórios para avaliar o efeito de jogar o simulador PowerWash ou outros jogos em comparação com outras atividades de lazer ou intervenções terapêuticas.

PowerWash Simulator

Pegue sua lavadora de alta pressão e mande pelo ralo a sujeira de carros, prédios, parques e muito mais. PowerWash Simulator é um jogo gratificante e relaxante. Aqui, o que importa é a satisfação de um trabalho bem feito. Jogue por conta própria e deixe sua marca na cidade encardida de Muckingham, ou reúna os amigos no modo cooperativo online.