Chile já é o segundo maior emissor de turistas para o Brasil; conheça o destino
Cerca de 286 mil chilenos entraram no país nos três primeiros meses deste ano; ouça o podcast Sua Viagem
O Chile já é segundo país em emissores de turistas para o Brasil. Nos três primeiros meses deste ano, 286.910 turistas chilenos estiveram no país, um crescimento de 34% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em sua visita ao Brasil no último dia 22, o presidente chileno, Gabriel Boric, já tinha destacado o crescimento do fluxo turístico entre os dois países para ilustrar a importância da aproximação comercial dos dois países.
Leia também:
Com voo direto partindo de BH, Chile tem paisagens que vão muito além da neve
“Hoje, eu quero destacar, em especial, o avanço no turismo em nossos países. Como cresceu a relação turística entre o Brasil e o Chile, e isso é realmente é fantástico, me surpreendi muito”, comentou Boric durante evento em Brasília. Em 2024, 653,8 mil turistas chilenos visitaram destinos brasileiros, bem superior aos 458,5 mil registrados em 2023. Já o Brasil enviou 787.096 visitantes ao Chile no ano ado, maior que os 485.933 computados em 2023.
“A colaboração Brasil-Chile tem se ampliado a partir do avanço da conectividade aérea, com a retomada, por exemplo, do voo direto Brasília-Santiago, assim como o lançamento de duas novas rotas aéreas ligando Brasília e Belo Horizonte a Santiago. O Chile já se consolida como o segundo país emissor de turistas ao Brasil, e o Brasil, como o twerceiro país emissor de turistas para o Chile”, ressaltou a então ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes. Ela acrescentou que, além de voos para São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Campo Grande e Belo Horizonte, há o interesse de companhias aéreas chilenas de investir em Estados do Norte do Brasil.
Na ocasião, os dois países firmaram plano de ação na área de turismo, que inclui facilitação e o fortalecimento do fluxo bilateral de visitantes, mediante divulgação conjunta, intercâmbio técnico e a promoção de investimentos e eventos. Brasil e Chile também já atuam juntos na Rede Latino-Americana de Governos para Atração de Investimentos, firmada em setembro de 2023, no Chile, e que congrega, ainda, Colômbia, Equador, México e Peru.
Ouça nosso podcast Sua Viagem e conheça um pouco mais sobre o Chile.
ile.