-
Conheça as três candidatas de Minas Gerais a Melhores Vilas Turí
-
Conheça o Palácio d' Ouro, novo centro cultural de Ouro Preto, que mescla história, arte e natureza
-
Connection Terroirs do Brasil: Minas participa com 13 produtos certificados
-
Nova terra do vinho brasileiro, Minas brinda à cultura e ao turismo na Wine Trade Fair
Minas Gerais vive boom na hotelaria; ouça nosso podcast
Estado é o segundo do país em número de hotéis em desenvolvimento, somando 21 projetos
Minas Gerais vive um boom na hotelaria. Segundo o relatório Panorama da Hotelaria Brasileira 2025, elaborado pela Hotel Invest, em parceria com a Fórum de Empreendedores Hoteleiros do Brasil, o Estado é o segundo do país com maior número de hotéis em desenvolvimento, somando 21 projetos. Minas Gerais está atrás de São Paulo, com 37 projetos, e supera Rio de Janeiro (8) e Bahia (7).
De acordo com o estudo, a tendência nacional aponta para uma concentração no Sudeste, que abriga 50% de todos os novos empreendimentos hoteleiros, com destaque para a interiorização das ofertas: 73% dos projetos estão fora das capitais. Minas Gerais se alinha perfeitamente a esse movimento, com investimentos do Sul ao Norte, do Mar de Minas à Cordilheira do Espinhaço.
Entre os principais empreendimentos de alto padrão em território mineiro, destacam-se:
- Vila Galé Collection Ouro Preto: inaugurado no dia 24 de maio em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto;
- Eko Resort Canastra: entre Cássia e Delfinópolis, no Sul de Minas;
- Minas Beach Resort: em Raul Soares, na Zona da Mata;
- Rede Fasano: projeto em desenvolvimento na região de Tiradentes ligado ao turismo de luxo e à valorização do patrimônio histórico;
- Outros investimentos: no Mar de Minas (leia-se Capitólio), no Circuito Liberdade, na serra do Cipó, em Brumadinho (foi anunciado o Vila Galé Collection Brumadinho para 2026) e as cidades de Caxambu e Poços de Caldas.
“Minas se preparou para crescer. Hoje, temos segurança jurídica, um ambiente favorável para o investimento e um planejamento estratégico que integra infraestrutura, cultura e turismo. A confiança dos investidores é o maior sinal de que estamos no caminho certo”, destaca o governador Romeu Zema.
Para Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo, Minas Gerais vive hoje o seu maior ciclo de prosperidade no turismo. “A chegada de grandes redes, nacionais e internacionais, mostra que a economia da criatividade e da hospitalidade se tornou central na nova matriz de desenvolvimento do estado. Estamos transformando o turismo em política de Estado, com impacto direto em emprego, renda e imagem internacional”, disse.
Em 2025, o setor hoteleiro brasileiro deve investir R$ 10,6 bilhões em novos projetos, representando um crescimento de 7,8% em relação a 2024. O levantamento mostra ainda que apenas 24% dos projetos estão em capitais, e que o interior se tornou o novo centro dinâmico da hotelaria brasileira.