INVESTIGAÇÃO SANITÁRIA

Gripe aviária: mais de 30 países suspenderam compra de frango do Brasil; veja lista 

Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, somando quase US$ 10 bilhões em receita

Por Simon Nascimento
Publicado em 21 de maio de 2025 | 15:05

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou, nesta quarta-feira (21), a lista de países que estão com embargo às exportações de carnes de frango do Brasil. Mais de 30 nações suspenderam o comércio com a avicultura brasileira após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, na semana ada. 

O estado tem outro caso da doença, mas em um zoológico, em Sapucaia do Sul. De acordo com o Mapa, a situação já gerou a suspensão total das exportações das carnes de frango do Brasil nos seguintes países: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia. 

Há embargos locais para toda a produção do Rio Grande do Sul, impostas por Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia. Japão e Arábia Saudita, por sua vez, suspenderam o comércio apenas para Montenegro.  

Em coletiva de imprensa na última segunda-feira, o ministro Carlos Fávaro evitou falar em impactos econômicos ao Brasil com os embargos à avicultura brasileira. No entanto, sabe-se que haverá reflexos, tendo em vista que o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo e a China, especificamente, é o principal destino das exportações brasileiras. 

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do total de 5,16 milhões de toneladas de carnes de frango enviadas a outros países em 2024, mais de 562 mil toneladas, 17,65% do total, desembarcaram na China. Em seguida, no segundo lugar no ranking de compradores, estão os Emirados Árabes Unidos, que adquiriram mais de 455 mil toneladas. 

A União Europeia, que aplicou embargo à carne de frango brasileira, é a sétima maior compradora, com 231.890 toneladas. As transações brasileiras ao exterior no ano ado somaram US$ 9,93 bilhões, segundo a ABPA. Desde maio de 2023, quando o Brasil registrou o primeiro foco de gripe aviária, 2.903 casos suspeitos, um foco suspeito em ave comercial, três em aves de subsistência e 162 em espécies silvestres.

Atualmente, há oito casos em investigação, conforme o Mapa. O ministro Carlos Fávaro aposta que após a desinfecção da granja comercial de Montenegro, prevista para esta quarta-feira, o país possa se declarar área livre de gripe aviária em 28 dias. "Se não ocorrer nenhum novo foco, significa que o ciclo do vírus se quebrou e pode se ter o reconhecimento do Brasil como área livre da gripe aviária", explicou o ministro Carlos Fávaro.