O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, nesta sexta-feira (23), uma atualização do alerta de risco aos consumidores em relação a marcas e lotes de café torrado considerados impróprios para o consumo humano. Três marcas que descumpriam os padrões de consumo ideal foram desclassificadas.
Entre as irregularidades detectadas estão a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido, bem como níveis de micotoxinas (produzidas por fungos) superiores ao tolerado pela legislação vigente. As análises levam em consideração os padrões estabelecidos na Portaria nº 570, de 09 de maio de 2022. O Mapa já determinou o recolhimento dos produtos impróprios.
O Ministério orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos listados deixem de consumi-los imediatamente. É possível solicitar a substituição do produto com base nas disposições do Código de Defesa do Consumidor.
Além disso, caso os produtos ainda estejam sendo comercializados, o Mapa pede que a ocorrência seja comunicada por meio do canal oficial Fala.BR, com o nome e endereço do estabelecimento onde foi realizada a compra.