ITÁLIA

Funeral do Papa Francisco reunirá 200 chefes de Estado em Roma

Evento na capital italiana espera 1,5 milhão de fieis; corpo será velado na Basílica de São Pedro


Atualizado em 22 de abril de 2025 | 21:22

Roma se prepara para o funeral do Papa Francisco, que ocorrerá no próximo sábado (26/04), com a presença esperada de cerca de 200 chefes de Estado e governo. O evento, que acontecerá na capital italiana, reúne líderes globais e milhões de fieis em homenagem ao pontífice. A cerimônia ainda aguarda a confirmação final dos cardeais, que começam a se reunir nesta terça-feira (22/04).

Entre os confirmados estão os presidente do Brasil, Lula; dos Estados Unidos, Donald Trump; o da Argentina, Javier Milei; e da França, Emmanuel Macron. Também estarão presentes o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa; o primeiro-ministro português, Luís Montenegro; e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. A cidade de Roma, que já recebe peregrinos para o Jubileu da Igreja, intensificou as medidas de segurança. Estima-se a chegada de 1,5 milhão de fieis, com 300 mil esperados na Praça de São Pedro para a missa fúnebre.

O corpo do Papa Francisco será velado internamente na capela da Casa Santa Marta e transferido para a Basílica de São Pedro na quarta-feira (23/04). A missa do funeral contará com a participação dos chefes de Estado e governo, além dos fieis na praça.

O Papa Francisco faleceu aos 88 anos devido a um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca, conforme boletim médico do Vaticano. Ele tinha um histórico de problemas de saúde, incluindo insuficiência respiratória aguda, pneumonia bilateral, múltiplas bronquiectasias, hipertensão e diabetes tipo 2. Sua última hospitalização ocorreu em 14 de fevereiro, por pneumonia.

(Com informações da Folhapress)