PRIMEIROS REGISTROS

Vaticano divulga imagens da sepultura de papa Francisco; veja fotos

Modelo apresentado segue o que foi solicitado, em testamento, pelo pontífice

Por Simon Nascimento e Rayllan Oliveira
Atualizado em 24 de abril de 2025 | 12:11

O Vaticano divulgou, nesta quinta-feira (24 de abril), as primeiras imagens do projeto feito para a sepultura do papa Franciso. O pontífice faleceu, aos 88 anos, na madrugada da última segunda-feira, 21 de abril. O modelo divulgado segue o que foi solicitado por Jorge Bergoglio, em testamento.

O desenho divulgado pelo Vaticano apresenta a inscrição 'Franciscus' e a reprodução da cruz, semelhante ao crucifixo peitoral utilizado durante o pontificado. A sepultura do papa Francisco foi preparada em um nicho da nave lateral da Basílica de Santa Maria Maior, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza, e está localizada próximo ao Altar de São Francisco - exatamente no local solicitado por ele.

De acordo com o Vaticano, o túmulo de Francisco já poderá ser visitado no próximo domingo, 27 de abril, um dia após o funeral na Basílica de São Pedro. O velório do papa foi aberto ao público nesta quarta-feira (23 de abril) e mais de 50 mil fieis e curiosos já visitaram o corpo do pontífice argentino na Basílica de São Pedro. 

Testamento

O pontífice argentino escreveu no testamento, disponível na íntegra ao final do texto, como gostaria que procedesse a sua cerimônia de sepultamento. O líder da Igreja Católica pediu para ser enterrado na Basílica Papal de Santa Maria Maior, localizada no centro de Roma (Itália), onde sete pontífices já foram sepultados.

Tradicionalmente, os papas são sepultados na cripta da Basílica de São Pedro. "Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior", diz um trecho do testamento escrito no dia 29 de junho de 2022.

O último pontífice enterrado na basílica escolhida por Francisco foi Clemente IX, em 1669. O templo religioso do século V era um dos lugares onde o argentino Jorge Mario Bergoglio costumava rezar na véspera ou no retorno de cada uma de suas viagens ao exterior.

Ainda de acordo com o testamento, o túmulo de Francisco deve ser preparado no corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal.  "O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus", detalhou.

No documento, Francisco indicou que as despesas com a sua sepultura devem ser pagas com um recurso providenciado por ele. As instruções para o pagamento, conforme o papa, foram readas para o Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica. "Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim", destacou.

"Miserando atque Eligendo

Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.

Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.

Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo. O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.

As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.

Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Santa Marta, 29 de junho de 2022"