HABEMUS PAPAM!

Saiba o significado das palavras em latim que definem o novo papa

Conclave definiu o novo ocupante do cargo máximo da Igreja Católica após dois dias de votação


Publicado em 08 de maio de 2025 | 13:24

Um novo papa foi escolhido nesta quarta-feira (8 de maio), após o Conclave realizado com a presença de 133 cardeais no Vaticano, em Roma. Assim como ocorreu na eleição dos papas Francisco e Bento XVI, o Conclave deste ano levou dois dias para escolher o novo papa. No evento, repleto de tradição e simbolismo, onde as palavras em latim desempenham um papel crucial. Saiba o significado dos termos!

A primeira delas ocorre após uma votação válida no conclave. O Cardeal Decano, responsável por conduzir o processo, questiona o cardeal eleito: "Acceptasne electionem de te canonice factam in Summum Pontificem?" Em português, a frase é traduzida como: "Você aceita sua eleição canônica como Sumo Pontífice?". Este é o momento em que o escolhido decide aceitar ou não a responsabilidade de liderar a Igreja Católica.

Caso a resposta seja afirmativa, uma segunda pergunta é feita: "Quo nomine vis vocari?", que significa "Com que nome queres ser chamado?". É o instante em que o novo papa escolhe o nome pelo qual será conhecido. A escolha do nome não é aleatória e geralmente reflete uma homenagem a pontífices anteriores ou a figuras históricas que inspiram o novo líder.

Uma vez confirmada a aceitação, a notícia é anunciada ao mundo. O cardeal protodiácono surge na sacada da Basílica de São Pedro e declara em latim: "Nuntio vobis gaudium magnum: habemus papam! Eminentissimum et reverendissimum dominum..., qui sibi imposuit nomen...". Traduzida, a frase significa: "Anuncio-vos uma grande alegria; Temos um papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor... que se impôs o nome de....".

Quem é o novo papa?

Por volta das 13h05 - horário de Brasília - desta quinta-feira (08), uma coluna de fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, confirmação de que os cardeais reunidos no templo chegaram a um consenso sobre quem será o novo líder da Igreja Católica. Até o momento, a identidade do novo papa não foi revelada pelo Vaticano.