DRA MEIRA SOUZA

Cefaleia matinal 1q4621

O papel da alimentação e dos hábitos 546c5j

Por Meira Souza
Publicado em 17 de maio de 2025 | 07:00
 
 
Entre jovens, mal é confundido com vertigem, convulsão, entre outros Foto: DANIEL SZWALKIEWICZ / STOCKXPERT

A cefaleia por hipoglicemia no despertar acontece por dois motivos. O primeiro ocorre com pessoas que têm uma produção muito aumentada de insulina, e geralmente porque os hábitos alimentares são baseados em alimentos com índice glicêmico elevado ou porque comem mais do que a necessidade energética do corpo. Enquanto dormem, não comem, e o pâncreas continua produzindo insulina, o que gera hipoglicemia.

Esse tipo de dor de cabeça também é muito frequente nas pessoas que acordam e não fazem um desjejum adequado e, às vezes, comem alimentos que aumentam ainda mais essa secreção de insulina. É bastante comum em crianças e adolescentes, e essa dor ocorre geralmente na escola. É comum que essas crianças sejam diagnosticadas com cefaleia idiopática e iniciem um uso crônico de medicamentos fortes que se perpetuam ao longo da vida.

Ajustes na alimentação 2c2z

Antes de pedir tomografias e vários exames de sangue e colocar muitos rótulos nesses jovens, é preciso e precioso fazer uma avaliação meticulosa dos hábitos alimentares e realizar ajustes, antes de criar rótulos e determinar para a pessoa um histórico de vida limitado.

Vale lembrar que perder o tempo de fazer um bom diagnóstico é manter o uso crônico de medicamentos, além de causar muitas inseguranças e sofrimentos. E isso vai definindo a história desse ser ainda jovem, que vai talhando a vida em função de muitas limitações e criando registros que serão determinantes em sua vida.

Após anos tomando medicações, muitas alterações ocorrem na bioquímica desse paciente; uma delas é que ele se torna mais sensível a todas as dores, pois o corpo não produz, ou produz em pequena quantidade, substâncias analgésicas naturais. Isso gera, sim, uma vulnerabilidade dolorosa, tornando a pessoa mais dolorida pela vida: tudo parece doer mais que nas outras pessoas, o que é mesmo verdade.

Uma vida que é moldada a partir de uma dor de cabeça causada por acordar e não se alimentar corretamente. Comer bem é muito importante, e, no início da vida, é essencial para definir uma vida sem dores.

Dores associadas r4u29

Quando já está adulto, descobrir como as dores começaram e fazer as devidas correções alimentares nem sempre será suficiente para abolir a dor de cabeça, pelo fato de que essa pessoa que seguiu comendo de forma equivocada já tem outros problemas por causa da microinflamação existente em todo o corpo.

Geralmente, o paciente vai apresentar outras dores associadas e ter outros diagnósticos. A fibromialgia é um exemplo clássico de adoecimento que pode começar com alterações nutricionais na infância.

Uma vida de dores e problemas sérios de saúde muitas vezes começa com uma dor de cabeça matutina que não foi abordada de forma sistêmica.

Se as pessoas que acordam com dor de cabeça ou evoluem com o incômodo pela manhã fizessem uma avaliação dos hábitos alimentares e investissem em mudá-los antes de pensar em algo mais complexo, haveria uma grande chance de a cabeça parar de doer.