INTERCÂMBIO

Prefeito de BH vai para Israel conhecer novos modelos de segurança para a capital mineira

Álvaro Damião deve iniciar viagem em duas semanas. Informação foi ada por secretário municipal de Segurança e Prevenção

Por Hermano Chiodi e Mariana Cavalcanti
Publicado em 25 de maio de 2025 | 14:31

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), deve visitar Israel nas próximas semanas para conhecer modelos de segurança pública que possam ser aplicados na capital mineira. A viagem não consta ainda na agenda oficial do prefeito, mas foi confirmada, neste domingo (25 de maio), pelo secretário municipal  de Segurança e Prevenção, Márcio Lobato, que também irá participar dos encontros.

“Nós fomos convidados pelo governo de Israel a fazer uma visita técnica, iremos participar de um evento e uma agenda muito grande lá. Vamos conhecer a excelência de Israel em segurança, a tecnologia que Israel tem e o que eles podem oferecer para Belo Horizonte para melhorar a segurança dos belo-horizontinos”, disse.

O secretário destacou que o objetivo é conhecer, principalmente, as estratégias israelenses para a polícia municipal, semelhante às funções exercidas pela Guarda Municipal na capital mineira. “Daqui duas semanas estamos embarcando; tenho certeza que será muita coisa para trazer de lá”, concluiu.

Lobato participou, neste domingo, da Festa de Israel em Belo Horizonte, um evento anual que celebra a cultura judaica e o aniversário da independência do Estado israelense. Ele foi o representante da prefeitura da capital nas celebrações.

Márcio Lobato Rodrigues foi nomeado secretário de Segurança de Belo Horizonte em 7 de abril. Ele substituiu o antigo titular, Genilson Ribeiro Zeferino, e foi uma das primeiras alterações no secretariado da prefeitura promovidas por Damião ao assumir o Executivo municipal após o falecimento de Fuad Noman.