"Contradição"

Governo Lula afirma ter chamado Zema para visita em Minas, mas Estado nega

O Palácio de Tiradentes afirma não ter sido convidado oficialmente para agenda do presidente em Nova Lima nesta sexta-feira

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 25 de abril de 2024 | 17:27

O governador Romeu Zema (Novo) não irá se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante sua agem em Minas Gerais nesta sexta-feira (26/4). Zema estará na abertura da Safra de Cana e na Expozebu, ambas no Triângulo Mineiro, na data. A assessoria de imprensa da Presidência da República informa que o chefe do Executivo de Minas Gerais foi convidado oficialmente para a agenda do presidente Lula.  

O governo de Minas, contudo, informa que, até esta quinta-feira (25/04), “não recebeu nenhum e-mail formal por parte da Presidência da República convidando o governador Romeu Zema para participar da visita do presidente Lula à Minas”. “Também não houve nenhum contato informal com a Secretaria Executiva do Governador para comunicação da agenda”, diz nota à reportagem.  

Durante todo o primeiro ano de governo do presidente, Lula e Zema não se encontraram. Os dois só vieram a se encontrar neste ano, em fevereiro, durante a primeira visita do petista ao Estado neste mandato. Depois disso, Lula e Zema se duas vezes, em Brasília e em Minas.  

Lula em Minas 

Lula vai participar da inauguração de uma fábrica de insulina, utilizada para o tratamento do diabetes tipo 1. A previsão é que o presidente faça uma visita rápida e retorne para Brasília logo após a cerimônia, semelhante ao roteiro que foi cumprido por Lula na inauguração de uma fábrica de fertilizantes em Serra do Salitre, cidade no Alto Paranaíba. 

A fábrica que será inaugurada com a presença de Lula é vinculada à empresa de biotecnologia Biomm, que tem entre os membros do Conselho istrativo, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, que ocupou diversos cargos nas istrações petistas, inclusive o cargo de Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República durante o primeiro governo Lula. 

Esta será a terceira visita de Lula a Minas Gerais desde que ele retornou à cadeira de presidente, em janeiro de 2023. Durante seu primeiro ano de governo, o petista não pisou em solo mineiro, mas, em 2024, o presidente decidiu iniciar suas vindas ao Estado. Lula esteve em Belo Horizonte no início de fevereiro, e retornou, em março, para inauguração de uma fábrica de fertilizantes em Serra do Salitre, município do Alto Paranaíba.