-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Comandante do Exército no 8 de janeiro diz não saber motivo pelo qual foi demitido por Lula
-
Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato durante depoimento no STF
-
Braga Netto jogava vôlei em Copacabana em 8 de janeiro e ficou surpreso com invasões em Brasília
-
Ex-prefeita de cidade mineira é condenada a quase 40 anos de prisão por desvio de dinheiro público
Janja presta depoimento na investigação sobre ataque hacker em sua conta no X em 2023
Caso está na Vara da Infância e da Juventude de Brasília, depois que adolescente de 17 anos confessou a invasão
BRASÍLIA - A primeira-dama, Janja da Silva, prestou depoimento na última quarta-feira (22) em Brasília, na investigação que apura um ataque hacker às suas redes sociais em dezembro de 2023. Ela estava acompanhada de sua advogada, Valeska Zanin Martins,que já defendeu também o presidente Lula, inclusive na Operação Lava Jato.
Em dezembro de 2023, Janja teve sua conta na rede X, antigo Twitter, invadida e dominada por xingamentos, ataques misóginos e ofensas de cunho pornográfico. Além da primeira-dama, as ofensas foram dirigidas ainda ao presidente Lula e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Polícia Federal considerou as postagens como criminosas, por calúnia e difamação. Na investigação, os agentes identificaram os autores, que eram menores de idade. Um adolescente de 17 anos confessou ser o autor da invasão da conta. Por isso, o caso saiu do STF e foi para a Vara da Infância e da Juventude de Brasília.
Caso iniciou polêmica entre Janja e Elon Musk
Logo após o ataque, Janja afirmou, em suas redes sociais, que ia processar o X e disse que o bilionário Elon Musk, dono da plataforma, ficou “muito mais milionário” com os ataques contra ela. Ele ironizou a postagem e disse que “não está claro como alguém adivinhar a senha do e-mail dela é nossa responsabilidade”.
Em evento paralelo do G20, no ano ado, Janja disparou em seu discurso: "Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”. Logo depois, o bilionário escreveu no X, sua rede social, indicando por meio da sigla “lol” que dava risadas. Em outro post, que trazia vídeo com a fala de Janja, ele escreveu: “Eles vão perder a próxima eleição”.