-
Comandante da Marinha pede para não depor em inquérito que apura suposta trama golpista
-
Prefeito de Ipatinga se afasta do cargo para viajar com a família a Orlando
-
Ex-prefeita de cidade mineira é condenada a quase 40 anos de prisão por desvio de dinheiro público
-
Política em Minas e no Brasil - Brasília, Congresso, ALMG, Câmara de BH e os bastidores
-
'Careca do INSS' entra na Justiça contra apelido
Datafolha: Aprovação de Lula desaba para 24%, pior índice dos mandatos do petista
Pesquisa Datafolha apontou que reprovação do governo é de 41%
BRASÍLIA - A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 24% , segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14). Em dois meses, o índice despencou 11 pontos percentuais, ando de 35% para 24%.
Dos entrevistados, 41% reprovam o governo do petista. De acordo com o levantamento, 32% avaliam o governo como regular, e 2% não souberam ou não responderam.
É o pior nível de aprovação registrado pelo Datafolha em todos os três mandatos do presidente Lula. A reprovação também é recorde.
Confira os números:
Ótimo/bom: 24% (eram 35% em dezembro)
Regular: 32% (eram 29% em dezembro)
Ruim/péssimo: 41% (eram 34% em dezembro)
Não sabem: 2% (era 1% em dezembro)
"Tenho 79 anos, tenho que ter consciência comigo mesmo", disse Lula
Mais cedo, Lula reconheceu que a idade pode ser um problema para disputar a reeleição em 2026, mas itiu a possibilidade. O petista, que está com 79 anos, deu uma entrevista, nesta sexta-feira (14), à Rádio Clube do Pará.
"Se eu vou ser candidato ou não em 2026, tem uma discussão com muitos partidos políticos, com a sociedade brasileira. Eu tenho 79 anos, tenho que ter consciência comigo mesmo, não posso mentir para ninguém, e muito menos pra mim", afirmou Lula.
"Se eu estiver com 100% de saúde, se eu tiver com a energia que eu tenho hoje, inclusive de cabeça limpa. Sabe por quê? Eu caí um tombo em outubro de 2024, machuquei a cabeça, e eu fiz um tratamento, limpei a cabeça. Tirei tudo o que era bobagem que tinha na cabeça, só ficou coisa boa agora e pensamento positivo. Então, é esse país que a gente vai discutir em 2026. Se eu estiver legal e achar que posso ser candidato, eu posso ser candidato".
Em uma entrevista para a CNN Internacional, em novembro, Lula havia afirmado que se os partidos da base aliada entenderem que “não tem outros candidatos” para enfrentar a "direita negacionista", ele está disposto a concorrer à reeleição em 2026.