-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Braga Netto jogava vôlei em Copacabana em 8 de janeiro e ficou surpreso com invasões em Brasília
-
Comandante da Marinha pede para não depor em inquérito que apura suposta trama golpista
-
Deputado chama Lula de ‘ladrão’ e leva bronca de Lewandowski: ‘um líder respeitado mundialmente’
-
Cid revela medo, lealdade a Bolsonaro e intenção de fugir em áudios: ‘Se Lula vencer, serei preso’
Lula irá com os chefes dos Três Poderes para funeral do papa Francisco no Vaticano
Lula também estará acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, além de outros integrantes da comitiva que ainda serão anunciados pelo Palácio do Planalto
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os presidentes do Legislativo e do Judiciário para integrarem a comitiva presidencial que seguirá para o Vaticano, onde participará do funeral do papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21). Lula também estará acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, além de outros integrantes da comitiva que ainda serão anunciados pelo Palácio do Planalto.
De acordo com o governo federal, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil - AP); e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos - PB), aceitaram o convite. Parlamentares e ministros de Estado também devem compor a comitiva que deve embarcar na noite da próxima quinta-feira (24) para o Vaticano.
Membros da Secretaria de Comunicação contaaram que a expectativa é que Lula chegue a Roma, na Itália, na tarde de sexta-feira (25). A cerimônia com a presença de chefes de Estado está prevista para a manhã de sábado (26), na sede da Santa Sé. No mesmo dia, o presidente deve retornar ao Brasil.
O funeral do pontífice deve reunir diversos chefes de Estado, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É a primeira vez que ele e Lula, cuja relação tem sido distante, estarão no mesmo ambiente. Porém, é tido como pouco provável que, durante sua estadia, o petista faça reuniões bilaterais com outros líderes mundiais.
Agendas no Norte são canceladas
Com a confirmação da viagem ao Vaticano, Lula teve de cancelar dois compromissos que teria em Estados da região Norte. Na quinta-feira, ele iria a Porto Velho (RO), em solenidade de entregas do governo federal em Rondônia. E na sexta-feira, a Parauapebas (PA), para anunciar entregas do programa Terra da Gente. Os compromissos devem ser remarcados.
Lula se encontrou duas vezes com Francisco
Neste terceiro mandato à frente da Presidência da República, Lula se encontrou por duas vezes com o papa Francisco. O petista lembrou isso na nota divulgada na última segunda-feira (21), em que lamentou a morte do pontífice e decretou luto de sete dias no país.
"Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará", disse o presidente.
A primeira audiência de Lula com o papa foi ainda em junho de 2023, durante visita oficial ao Vaticano. No encontro, que durou 45 minutos, o petista abordou temas como a promoção da paz mundial, a preservação ambiental e a redução da fome e da pobreza.
Durante a reunião, Lula ainda convidou o argentino para participar do Círio de Nazaré, tradicional festa religiosa realizada anualmente em Belém, no Pará. Na ocasião, o papa presenteou o presidente e a primeira-dama, Janja da Silva, com uma estátua em bronze com a mensagem "A paz é uma flor frágil" .
A segunda oportunidade foi um ano depois, em junho de 2024, quando os líderes durante visita do presidente à Itália para participar da cúpula do G7. Em um vídeo publicado em suas redes sociais ao lado do pontífice, Lula afirmou: "Eu quero ver se a gente faz uma campanha para tornar o mundo mais humano". O papa respondeu: "E você pode fazer isso".
Janja teve três encontros com o pontífice
Já a primeira-dama teve a oportunidade de se encontrar uma terceira vez com o pontífice. Em fevereiro deste ano, ela esteve em Roma para participar da 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Lula, por sua vez, não viajou para conter uma hemorragia intracraniana
De acordo com Janja, Francisco perguntou sobre a saúde do presidente. “Toda vez que eu encontro com ele é sempre uma emoção. Hoje a gente foi conversar um pouquinho com ele e agradecer pelas orações, pela saúde do meu marido”, afirmou. Outro assunto abordado foi como a fome e a pobreza impactam na vida das mulheres e das meninas.
Missa pela saúde do papa
Dias depois, o casal presidencial organizou uma missa, na Capela do Palácio da Alvorada, para reunir orações pela saúde do religioso, que na época estava internado com pneumonia em ambos os pulmões. Segundo o Planalto, a iniciativa partiu "pelo imenso carinho, respeito e iração que possuem pelo papa Francisco e sua missão de vida".