BRASÍLIA - A Polícia Federal (PF) deve finalizar, nesta quinta-feira (4), o relatório do inquérito que apura a suposta venda irregular de joias e outros presentes oficiais recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em agendas pelo exterior.
A expectativa é que a PF peça o indiciamento de Bolsonaro e de alguns de seus auxiliares, como o ex-ajudantes de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, e os advogados Frederick Wassef e Fabio Wajngarten, além do ex-assessor Marcelo Câmara.
O documento será enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá rear à Procuradoria-Geral da República (PGR). Cabe à PGR decidir se irá denunciar ou não os envolvidos.
Em uma das últimas etapas da investigação, Mauro Cid prestou novo depoimento aos policiais federais no final de abril, quando foi questionado sobre a confirmação de informações da PF. Cid chegou a ser preso no Batalhão da Polícia do Exército em março, quando prestou depoimento no STF pelo descumprimento de medidas cautelares.
O caso das joias foi revelado pelo jornal Estado de S. Paulo. De acordo com a denúncia, Bolsonaro teria incorporado ao seu acervo pessoal joias de alto valor dadas como presente pelo governo da Arábia Saudita em outubro de 2019. Entre elas estava um kit de joias com um relógio da marca Rolex de ouro branco, um anel, abotoaduras e um rosário islâmico. Após a revelação do caso, o ex-presidente devolveu os itens ao patrimônio da União.
Investigações da PF apontaram que, antes da devolução das joias, a equipe que cercava Bolsonaro negociou a venda dos itens para empresas de leilão nos Estados Unidos. Um kit, que já estava à venda no site de uma empresa, precisou ser recuperado para ser entregue às autoridades brasileiras. O caso virou motivo de um inquérito.
A PF apura se os valores obtidos na comercialização desses objetos teriam sido convertidos em dinheiro vivo e “ingressaram no patrimônio pessoal dos investigados, por meio de pessoas interpostas e sem utilizar o sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores”.