-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Dino alerta TSE para troca de 7 deputados após mudança nas sobras eleitorais
-
Deputado chama Lula de ‘ladrão’ e leva bronca de Lewandowski: ‘um líder respeitado mundialmente’
-
Braga Netto jogava vôlei em Copacabana em 8 de janeiro e ficou surpreso com invasões em Brasília
-
Condenada pelo STF, Zambelli diz que Bolsonaro não a procurou e coleta atestados para evitar prisão
Benefício extinto há 16 anos voltará a ser pago a juízes federais
Conhecido como quinquênio, o auxílio prevê aumento salarial automático de 5% a cada cinco anos e pagará retroativo

O Conselho da Justiça Federal (CJF) reestabeleceu um benefício salarial de juízes que não era pago há 16 anos. O adicional por tempo de serviço (ATS), também conhecido como quinquênio, gera um aumento salarial automático de 5%, a cada cinco anos, para magistrados da Justiça Federal.
O retorno do benefício foi aprovado no último dia 16 e O Tempo teve o a parte da decisão. Nela está previsto que ele seja pago para quem ingressou na carreira até maio de 2006, com pagamento dos valores retroativos corrigidos pela inflação.
A discussão sobre a volta do auxílio foi realizada a pedido da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil). De acordo com a associação, a motivação para o pedido foi o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) – pacificado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3854 – de que os juízes federais devem ter garantidos os mesmos direitos que os magistrados da Justiça Estadual.
Em nota, a Ajufe afirmou que ainda não há dados concretos sobre o número exato de associados que serão beneficiados, nem o impacto financeiro da decisão. A entidade ressaltou também que qualquer vencimento se limitará ao teto constitucional para o serviço público e que, “os valores devidos aos beneficiários estarão sujeitos a todos os tributos devidos, especialmente contribuição para a previdência e imposto de renda”.
O TEMPO agora está em Brasília. e a capa especial da capital federal para as notícias dos Três Poderes.