-
Ministro da Saúde de Bolsonaro e outras 9 testemunhas do general Heleno depõem ao STF nesta segunda
-
João Leite elogia fusão de PSDB e Podemos e diz que pressões da família pesaram em 2024
-
Com 7 pessoas, comitiva de Zema para El Salvador será custeada pelo Estado
-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Com R$ 165 bi para pagar, deputados começam a debater Propag e entrega de estatais
Presidente do STM toma posse e afirma que Lula tem o desafio de pacificar o país
O tenente-brigadeiro do Ar, Francisco Joseli Parente Camelo, tomou posse como presidente do Superior Tribunal Militar (STM) na presença dos presidentes da República, Congresso Nacional e STF

O novo presidente do Superior Tribunal Militar (STM), o tenente-brigadeiro do Ar, Francisco Joseli Parente Camelo, afirmou nesta quinta-feira (16), durante sua cerimônia de posse ao cargo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá o desafio de pacificar o Brasil e defendeu a democracia.
“Ser presidente do STM será um desafio diante da dificuldade que a a conjuntara do nosso país”, pontuou. Após listar os anseios do presidente da República no combate à fome e no fomento a políticas públicas na área social, Joseli endereçou uma mensagem direta ao petista, que estava sentado ao seu lado na solenidade. “Tenho certeza, senhor presidente que seu maior desafio será pacificar o país”.
Ao contrário de muitos militares que fazem livre interpretação sobre o artigo 142 da Constituição, colocando as Forças Armadas como uma espécie de poder moderador, Joseli foi literal ao listar o papel das Forças no seu papel de proteção das fronteiras e da soberania nacional.
Em seguida, falou que a defesa da democracia é um trabalho de todos. “Juntos venceremos”. Na sequência, o novo presidente do STM exaltou a presença dos três presidentes de Poder no evento como sinalização de harmonia entre as instituições.
Se dirigindo a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, oJoseli disse que a prioridade da corte Militar é fazer cumprir a lei e que a hierarquia seja obedecida.
Francisco Joseli Parente Camelo disse que a Justiça Militar sempre atuou dentro da lei. “Mesmo nos momentos mais traumáticos, ela agiu”. Não listou, ainda assim, quais seriam esses “eventos traumáticos”.
Participaram do evento: a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber; o presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o Procurador-Geral da República Augusto Aras.
Entre as autoridades que compareceram à solenidade estavam o ex-presidente da República José Sarney; os ministros do STF Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Os ministros de estado José Múcio (Defesa), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego); Jorge Messias (Advocacia-Geral da União); G Dias (Gabinete de Segurança Institucional). Compareceram também os três comandantes das Forças Armadas, do Exército, Marinha e Aeronáutica.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não compareceu ao evento e, embora tenha sido convidado, não confirmou que estaria na solenidade de posse dos novos presidentes do STM.
O TEMPO agora está em Brasília. e a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.