Prisões

STF: chega a 116 o número de condenados pelo 8 de janeiro

Em julgamento encerrado às 23h59 dessa sexta-feira (1º), mais 15 réus foram punidos a penas que variam de 14 a 17 anos de prisão

Por Hédio Júnior
Publicado em 02 de março de 2024 | 09:57

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 15 réus acusados de participação nas invasões e depredações às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro do ano ado. Realizado em plenário virtual, onde os votos são registrados diretamente no sistema eletrônico, o julgamento terminou às 23h59 dessa sexta-feira (1º). 

Ainda nesta sexta-feira, o Supremo deu início a uma nova leva de julgamentos de outros 15 réus acusados de envolvimento nos atos do início de 2023. A sessão deve se encerrar em 8 de março.  

Por maioria de votos, as penas aplicadas pela Corte variam entre 14 e 17 anos de prisão. Todos os acusados respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Até agora, desde que começaram os julgamentos, as acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República já resultaram em 116 condenações. Em ato realizado no último domingo (25), em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu a anistia dos condenados.